A implantação ou ampliação da rede coletora de esgoto está em expansão em Mato Grosso do Sul. Se depender das obras e investimentos da Sanesul, em poucos anos os municípios operados pela empresa farão a diferença nos índices de cobertura nacional.
Em Antônio João, município com pouco mais de oito mil habitantes (IBGE), a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está executando as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento com 21 km de rede coletora de esgoto e 1.075 novas ligações domiciliares, mais estação elevatória.
Os recursos, R$ 4,9 milhões, são da Sanesul por meio do Programa Avançar Cidades (CAIXA).
Segundo a Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente – DEMAM, 66% das obras já estão concluídas. “Nosso cronograma de obras está dentro do esperado ultrapassando mais da metade da meta. Este ano será importante para o município que aumentará o acesso ao tratamento do esgoto doméstico, promovendo impacto positivo na saúde pública e também sobre aspectos econômicos e sociais. Mais tratamento, menos sujeira, menos prejuízo ao meio ambiente, menos gastos com saúde. Em breve, mais moradores poderão sufruir desses benefícios, é nossa responsabilidade com o bem-estar da população sul-matogrossense. A Sanesul é parceira do município e continuará trabalhando para avançar em obras, agindo como agente transformador da comunidade local”, comentou o diretor Helianey Paulo da Silva.
A expectativa é de que o índice de cobertura de esgotamento sanitário chegue aos 68% após o término de obras .
*Assessoria
Mín. 23° Máx. 39°