A Polícia Federal realiza na manhã desta terça-feira a Operação Descontrole contra o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio de Janeiro, Jonas Lopes. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo a ação é resultado das investigações da Operação Lava Jato no Estado e apura crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Ao todo, quarenta agentes da Polícia Federal cumprem dez mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Lopes está entre as pessoas que foram levadas à PF para prestar depoimento.
De acordo com a delação do executivo Leandro Andrade, da Odebrecht, revelada pelo programa Fantástico, da TV Globo, Jonas Lopes pediu dinheiro para aprovar o edital de concessão do Maracanã e as contas da linha 4 do metrô. Lopes e ele teriam acertado o pagamento de 4 milhões de reais em quatro parcelas de 1 milhão de reais. A primeira parcela teria sido paga em 10 de fevereiro de 2014 ao filho de Jonas Lopes, Jonas Lopes de Carvalho Neto, no escritório de advocacia dele, no Centro do Rio.
*Veja
Mín. 23° Máx. 39°