Enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Santa Casa de Campo Grande iniciaram às 6 horas de hoje “Operação Tartaruga” em protesto contra atraso de salário. Segundo o hospital, o vencimento não foi pago porque a prefeitura da Capital não fez repasse para a Santa Casa.
Segundo o Sindicato doa trabalhadores na área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Siems), os profissionais se reúnem em frente ao hospital e paralisam os atendimentos a cada 3 horas. Assembleia aconteceu no início da manhã e foi decidido que a paralisação ocorre durante todo o dia.
A assessoria de imprensa da Santa Casa afirmou que a promessa da prefeitura era de nova contratualização com o hospital até ontem, mas nada foi assinado.
Segundo o hospital, a direção conseguiu empréstimo para pagar o 13º salário dos funcionários, mas em razão da prefeitura não ter feito o repasse para pagamento do salário de novembro, que tem de ser pago até o 5º dia útil de dezembro, esse valor foi usado para quitar o salário do mês.
Por isso, o 13º está atrasado e não há previsão de que seja pago. A justificativa da prefeitura ao hospital é de que não houve repasse federal do Fundo Nacional de Saúde e, por isso, o pagamento está atrasado.
*Correio do Estado
Mín. 13° Máx. 29°