A temporada de Hugo foi de subidas e descidas, mas não nas atuações, e sim nas vezes que entrou em campo na categoria de base e no profissional. Em 2021, o lateral-esquerdo revelado pelo Botafogo participou do time vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 e também da equipe principal que conquistou o título da Série B. O ano, que classifica como "muito proveitoso", teve uma evolução considerável para ele na forma de ver o jogo. E o culpado disso é Enderson Moreira.
- Minha forma de ver o jogo melhorou muito por causa do posicionamento. Joguei de uma forma mais avançada com o Enderson e ficava muito na lateral. Então, conseguia ver o jogo por completo e os espaços que tinha. Vendo esses espaços melhorou muito a minha forma de jogar, de chegar mais pra cima, ir mais ao ataque e ser mais ofensivo. Para defender tive um pouco de dificuldade, mas consegui desenvolver melhor em alguns jogos. No novo posicionamento que estava jogando, conseguia ver melhor o jogo, por isso digo que me desenvolvi melhor em 2021.
>>> FAQs Botafogo SAF: o que temos de informação e o que ainda falta saber sobre a venda do clube <<<
>>> Rodrigo Maia critica, e Montenegro exalta assinatura do Botafogo com sócio do Crystal Palace <<<
Natural de Cabedelo, cidade de quase 70 mil habitantes na região metropolitana de João Pessoa, Hugo aproveita o fim das férias com a família, principalmente com as três irmãs. O pai do jogador trabalha embarcado e a mãe é técnica de enfermagem. Apesar da distância dos quase 2.500 km que separam a cidade paraibana do Rio de Janeiro, a família foi imprescindível para o período que passou fora de campo.
Em 2021, esse número foi considerável. Segundo levantamento do Espião Estatístico, Hugo perdeu 23 jogos por causa de algumas contusões. O lateral quebrou a clavícula em um treino no Nilton Santos, mas a maior preocupação foi uma lesão no músculo anterior da coxa esquerda. O apoio da família nesse momento ajudou o jogador a manter a confiança e retomar o futebol que pôde apresentar mais nesta temporada.
>>> Joia 2022, Kauê vive sonho do tio na base do Botafogo: "Todos os meus gols são para ele" <<<
>>> Sócio do Crystal Palace assina pré-contrato para compra da SAF do Botafogo <<<
Com contrato renovado até o fim de 2024, Hugo prefere nem saber se gera interesse de outros clubes. O lateral diz deixar isso para os representantes e focar apenas no Botafogo. E é justamente no clube que ele tem um parceiro mais experiente que ajuda em ajustes e detalhes técnicos e táticos: o "concorrente" Carlinhos.
- Nós temos treinamento de cruzamento e finalizações, às vezes erramos bastante, então ele fala: "ajeita o seu corpo um pouco mais assim, se pegar mais embaixo na bola ela vai onde você quer..." Aí eu aprimorei mais ainda, porque aprendi a ouvir. Ele tem mais vivência, já jogou mais. Sempre pego um pouquinho de cada um, utilizo dentro de campo e fica tudo certo.
As férias de Hugo terminam no próximo dia 3 de janeiro, quando o elenco principal se reapresenta no Nilton Santos para começar a pré-temporada. Na mesma data, os jovens do time sub-20 estreiam na Copa São Paulo de Futebol Junior, às 15h15 (de Brasília), contra a Aparecidense. Como a competição não foi realizada em 2021, jogadores até 21 anos podem participar do torneio. É a idade de Hugo, mas em 2022 ele ficará de vez com a equipe profissional.
Legenda: — Foto: Divulgação
Viva a glória de ser Camisa 7. Associe-se agora, você é nosso maior reforço!
Mín. 23° Máx. 36°