O aumento de casos de Covid no Brasil já ligou o alerta na CBF. A entidade abriu mão de organizar a Copa América de Futsal, marcada para janeiro, no Rio.
Um relatório foi enviado pela CBF na segunda ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, cancelando a realização do evento no Brasil.
O aumento dos casos de Covid-19 no país foi o principal argumento utilizado pelo presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, para suspender a realização da Copa América.
- O torneio iria reunir jogadores e integrantes de comissões técnica de dez seleções, além de todo o pessoal de arbitragem e da organização do evento. O departamento médico da CBF nos alertou sobre o cenário preocupante com o crescimento da Covid no próximo mês e comunicamos aos executivos da Conmebol que abrimos mão do evento - disse Rodrigues.
Na quarta, o Brasil registrou 9.958 casos confirmados _um aumento de 53% em relação há duas semanas, indicando tendência de alta nos diagnósticos.
A ômicrom avança pelo Brasil desde o início de dezembro. Um levantamento do Instituto Todos pela Saúde mostra que, na última semana, a nova cepa do coronavírus correspondia a 40% das amostras positivas em testes realizados em oito estados. No último dia 25, a detecção da variante chegou perto de 70%.
A ômicron é uma das responsáveis pelo crescimento recorde de casos de Covid em todo o mundo.
Por causa do aumento da doença, vários países da Europa estão adotando medidas restritivas no esporte.
Na quarta, autoridades espanholas decidiram restringir o público nos eventos esportivos do país. O Sistema Nacional de Saúde anunciou que os estádios abertos, com arquibancada ao ar livre, poderão ter 75% das cadeiras ocupadas. Nesta quinta, o Barcelona anunciou que outros três jogadores do elenco profissional testaram positivo para a doença, chegando a um total de 10 casos neste momento.
Os jogos do Campeonato Alemão em 2022 vão ser retomados com portões fechados devido à evolução do novo surto de Covid-19 na Europa, anunciou o governo alemão no dia 22 de dezembro.
Na Inglaterra, a Premier League registrou um novo recorde de casos de Covid-19. Em seu último boletim, divulgado na segunda-feira, a liga anunciou que 103 resultados positivos foram registrados em 15186 testes feitos em funcionários e jogadores de todos os clubes da primeira divisão.
O presidente interino da CBF disse que os médicos da entidade estão monitorando o crescimento dos casos da doença no país. Por enquanto, a confederação descarta adotar medidas restritivas no início da temporada, que começa em janeiro com a abertura dos Estaduais.
A Copa América de Futsal aconteceria no Parque Olímpico entre os dias 29 de janeiro e 6 de fevereiro.
Com a decisão da CBF, a Conmebol deve anunciar nos próximos dias o novo país que vai abrigar o evento e as novas datas.
Sede da Conmebol, o Paraguai é o favorito para sediar o torneio.
O Brasil é o maior vencedor da competição com 10 títulos. A Argentina venceu as outras duas edições do campeonato.
No ano passado, o Brasil sediou a Copa América de futebol após a Argentina e a Colômbia se recusarem a organizar o evento por causa da pandemia. Na ocasião, o então presidente da CBF, Rogério Caboclo, aceitou realizar a competição no país após ser convencido pelo presidente Jair Bolsonaro.
No mesmo mês, Caboclo foi afastado do comando da CBF após ser acusado de assédio sexual por uma funcionária da entidade.
Na época, infectologistas da linha de frente no combate à pandemia criticaram a realização do evento. Eles temiam um maior contágio e o aparecimento de novas variantes do coronavírus em virtude do evento, que foi disputado sem a presença de torcedores.
Mín. 23° Máx. 36°