O Tampa Bay Buccaneers, atual campeão da NFL, flertou perigosamente com uma zebraça na tarde deste domingo, mas conseguiu virar a partida contra o New York Jets nos segundos finais e obteve a 12ª vitória na temporada 2021/22 da liga.
Com uma campanha da vitória liderada por Tom Brady nos dois minutos derradeiros, o time da Flórida triunfou por 28 a 24 no MetLife Stadium, em Nova York, depois de se ver 14 pontos abaixo no início do terceiro quarto.
Brady teve 410 jardas aéreas para três touchdowns. Sofreu uma interceptação. Outros destaques ofensivos foram o tight end Rob Gronkowski (115 jardas em sete recepções) e o wide receiver Cyril Grayson (81 jardas em seis recepções).
Grayson, por sinal, foi o herói da vitória na última campanha ao receber um passe para TD de Brady.
Além do bom dia do rival, os Buccaneers ainda tiveram de lidar com a rebeldia de seu wide receiver Antonio Brown, que abandonou a partida no terceiro quarto.
O New York Jets, um dos maiores sacos de pancada da liga, começou muito bem, obrigado. Após uma ótima primeira campanha, o time capitalizou com uma jogada criativa: Braxton Berrios entrou na endzone para inaugurar o placar.
A resposta do atual campeão da liga foi imediata. Com uma campanha longa (de 15 jogadas e 65 jardas percorridas), os Buccaneers ficaram em boa posição para empatar. E chegaram à igualdade com um passe de Tom Brady para Mike Evans.
Foi o 77º passe para touchdown de Brady com a camiseta de Tampa - o terceiro com mais passes decisivos na história da franquia. Na temporada 2021/22, o super astro tinha, até aquele momento, 27 passes para TD e nenhuma interceptação na red zone.
O placar de 7 a 7 foi mantido até o encerramento do primeiro quarto.
No início do segundo período, os Jets conseguiram - quem diria? - se manter à frente dos badalados adversários. Depois de 16 jogadas, 78 jardas percorridas e sete minutos, o time nova-iorquino conseguiu furar a defesa rival e entrar na endzone.
E, novamente, com Braxton Berrios, que recebeu um lançamento de nove jardas de Zach Wilson.
Mais impressionante ainda, a defesa dos Jets conseguiu conter o ataque dos Buccaneers e limitá-lo a um field goal de Ryan Succop na campanha seguinte para seguir à frente do placar (14 a 10) com dez minutos por jogar no segundo quarto.
O placar seguiu inalterado até faltarem dois minutos. Com a bola em sua posse, Brady poderia dar a Tampa uma última pontuação, mas acabou interceptado a 28 segundos do intervalo por Brandin Echols - que ainda retornou 29 jardas para deixar os Jets com chance de converter um field goal.
E os três pontos vieram em um chute de Eddy Pineiro, e com um disparo de 51 jardas. As duas equipes foram para os vestiários com Nova York na frente por 17 a 10.
Na volta do intervalo, os Jets continuaram melhores. Ty Johnson anotou um touchdown a sete minutos do final do terceiro quarto para levar a vantagem a 24 a 10.
Tampa ainda se recuperou e anotou dez pontos consecutivos, com um touchdown de Cameron Braite, e outro field goal de Succop. Mas também teve de lidar com uma situação bizarra no fim do terceiro quarto, quando o wide receiver Antonio Brown simplesmente abandonou o jogo e atirou suas roupas para a torcida (veja abaixo). Depois do confronto, o treinador dos Bucs, Bruce Arians, afirmou que o jogador não faz mais parte do elenco.
No quarto período, Nova York teve a chance de matar o jogo a dois minutos do fim, quando chegou à red zone dos visitantes, mas cometeu um turnover on downs e devolveu a bola para Brady.
E não é que o heptacampeão do Super Bowl deu conta de novo? Brady conduziu uma campanha que cobriu 93 jardas em apenas nove jogadas até encontrar Cyril Grayson na endzone para virar o placar para 28 a 24 após uma conversão de dois pontos.
Washington Football Team 16 x 20 Philadelphia Eagles
Baltimore Ravens 19 x 20 Los Angeles Rams
Tennessee Titans 34 x 3 Miami Dolphins
New England Patriots 50 x 10 Jacksonville Jaguars
Indianapolis Colts 20 x 23 Las Vegas Raiders
Cincinnati Bengals 34 x 31 Kansas City Chiefs
Chicago Bears 29 x 3 New York Giants
Buffalo Bills 29 x 15 Atlanta Falcons
Mín. 23° Máx. 36°