Mesmo sem a realização do Carnaval 2022 em destinos turísticos tradicionais da folia de Momo, por conta da Covid-19 e suas variantes, muita gente deve viajar para relaxar e respirar ar puro neste período que começa nesta sexta-feira, 25, e se estenderá até o dia 1º de março, estimam as agências de viagens.
Em Mato Grosso do Sul, o Pantanal e Bonito são os destinos mais famosos e mais buscados pelos sul-mato-grossenses e também pelos viajantes de outras regiões do Brasil, mas o estado tem muitos outros paraísos naturais para curtir este período e até “esquecer” da folia. Listamos algumas dicas abaixo:
ITAQUIRAÍ – Na divisa com o Paraná, a 405 km de Campo Grande, você tem a Praia da Amizade, um belo atrativo às margens do Rio Paraná. Fica próxima ao Porto Santo Antônio, numa região com bosque, área de camping e capacidade para aproximadamente 400 barracas, trilhas para caminhada, gruta e uma cachoeirinha, além de churrasqueiras, duchas, banheiros e sanitários.
JARAGUARI – Distante 44 km de Campo Grande, Jaraguari vale muito a pena para um bate e volta, claro, se você mora na Capital e curte fazer passeios na natureza. Uma boa dica é a Trilha do Sapo, que abriga quatro cachoeiras no percurso quase todo dentro do Rio Jatobá.
RIO NEGRO - A 130 km de Campo Grande, Rio Negro é outro destino perfeito para um bate volta para os campo-grandenses neste período de Carnaval. Um dos atrativos mais buscados pelos visitantes é o Rio do Peixe, quer abriga uma cachoeira de mais de 60 metros de altura.
Outro atrativo interessante é o Vale do Alcantilado, mais conhecido pelo nome de Estância Arco Íris, uma propriedade privada a 154 km de Campo Grande com muitas atividades ao ar livre. A lista de atrativos inclui trilhas, piscina natural e sítios arqueológicos com cavernas de mais de 10 mil anos, batizadas de a Toca do Índio I e a Toca do Índio II. Informações sobre reservas pelo telefone +55 67 99893-1583.
JARDIM – Distantes apenas 237 km de Campo Grande, Jardim é um município com uma grande variedade de belezas naturais. Fica na região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e abriga lugares belíssimos, como o Buraco das Araras, localizado na Fazenda Alegria, a 28 km do centro da cidade. O buraco tem dimensões gigantescas: 100 metros de profundidade e 160 metros de diâmetro. Nele, vivem muitas espécies de animais, com destaque para as araras, que se refugiam em seus paredões.
Outra atração em Jardim é a Lagoa Misteriosa, mas o local fica fechado nesta época do ano devido a temporada de algas que deixam as águas esverdeadas. Isso acontece todos os anos entre outubro e abril. A previsão é de que as atividades na Lagoa de 30 metros de largura e 60 metros de comprimento retornem em meados de abril.
BODOQUENA – Como o próprio nome já diz, o município a 71 km de Campo Grande fica na área de conservação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, lugar que impressiona pela diversidade de fauna e flora, incluindo belas cachoeiras, a maior parte aberta para visitação.
Muito verde, cheiro de campo, comida caseira feita em fogão a lenha e estrutura de ecoturismo. Uma boa alternativa é a fazenda de turismo Cachoeiras Serra da Bodoquena, localizada a 3 km do centro da cidade de Bodoquena, a 76 km de Bonito. Com 400 hectares às margens do rio Betione, a propriedade fica em uma APP (Área de Preservação Permanente) no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
Mín. 23° Máx. 39°