Aconteceu hoje segunda-feira (14) a inauguração da sala lilás na Delegacia de Polícia Civil de Porto Murtinho, e conforme informações, é a décima quinta unidade policial do Estado a construir um espaço exclusivo para o atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade em decorrência da violência de gênero e outras 14 salas dentro de uma unidade das Delegacias da Polícia Civil, serão inaugurada no Estado até o dia 21 de dezembro.
Segundo o prefeito Nelson Cintra Ribeiro, a implantação da Sala Lilás é um importante passo para combater a violência contra mulheres, crianças e adolescentes além de oferecer um atendimento especial a vítimas em um momento delicado.
A Sala Lilás tem como principal característica o acolhimento exclusivo das vítimas de violência num espaço aconchegante.
A proposta oferece atendimento especial como forma de ajudar as vítimas a se sentirem mais à vontade para falar sobre a violência sofrida, além de protegê-los de eventuais constrangimentos e novas agressões.Disse o presidente do Poder Legislativo Vereador Élbio Balta(PSDB).
Estiveram presentes na inauguração o delegado Geral da Polícia Civil de MS,Dr. Roberto Gurgel, o Representando da Polícia Civil do Interior Dr. Lupércio, o magistrado Dr. Thiago Notari Bertoncello da Comarca de Porto Murtinho, Delegado Regional Dr. Amílcar Romero, representando o governador Reinaldo Azambuja, a subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres, Luciana Azambuja, o comandante da Polícia Militar de Porto Murtinho Tenente Thiago Saucedo, Comandante da unidade do Corpo de Bombeiros de Porto Murtinho Tenente Roxete, Fátima Vidotte,coordenadora de políticas para as mulheres, Representante da 2ªCIA Fron Tenente Abner, Capitão Tenente Gerson da Marinha do Brasil comandante da Agência Fluvial de Porto Murtinho, os Vereadores da Câmara Municipal de Porto Murtinho, As mulheres Regina Heyn, Sônia Ferreira, Aline Acosta, Professora Maria Donizete, os vereadores Dr. Rodrigo Fróes, Thiago da Silva, e Jary Brum.
Na fala o vereador Elbio disse da importância em nossa cidade, visando oferecer atendimento diferenciado e qualificado às mulheres em situação de violência, incluindo atendimento também para crianças (de ambos os sexos) e meninas adolescentes, que tenham tido seus direitos violados, facilitando o acesso à justiça e incentivando as denúncias, já que as mulheres terão um espaço exclusivo para o atendimento”, justificou o Vereador Élbio Balta, presidente do Poder Legislativo.
A ambientação, acolhedora e aconchegante, tem auxiliado para que as mulheres entendam que “Lugar de mulher é onde ela quiser”. Alguns dos significados da cor lilás são respeito e dignidade, justamente valores que as vítimas procuram após sofrer violência. Disse a 1ª Dama e Secretária de assistência Social, Maria Lúcia Barbosa Ribeiro.
A Sala Lilás representa a proteção. É um refúgio para quem busca socorro e um guia na busca de mudança em uma vida de violência, de medo e de angústias. Nossas mulheres merecem ser recebidas com carinho, de forma compreensiva e paciente, para que consigam ter força para sair da situação de violência, quebrar esse ciclo e dar a volta por cima”, destaca Luciana Azambuja.
Mín. 23° Máx. 39°