A unidade do Exército Brasileiro em terras pantaneiras, a 2ª Companhia de Fronteira, Sentinela do Pantanal, Companhia Soldado Simeão Fernandez sediou nesta terça-feira, 19 de abril, solenidade cívico-militar em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro em Porto Murtinho, uma das principais cidade da região pantaneira. A cerimônia foi realizada no “Pátio Soldado Simeão Fernandez” e presidida pelo comandante da 2ª Cia Fron, Tenente-coronel Marcos Luiz da Silva Del Duca. O ato marcou as celebrações dos 374 anos de existência da instituição e contou com a presença de autoridades civis, militares e familiares dos militares.
A solenidade também marca o Dia do Índio, e nessa linha o comandante solicitou a dois militares aborígenes que esta servindo na companhia a saudar em suas línguas esta data do Exército, o soldado Eloi, da etnia Terena e o soldado Hoibadzawere da etnia Xavante.
Militares que se destacaram no cumprimento de suas funções no período básico de treinamento este ano foram homenageados. Entre os destaques foram os militares: Arce, Aguayo e Borges. O Praça mais distinta, em destaque foi o Soldado Leonardo Hélio Veiga de Moraes.
O comandante desta gloriosa unidade do Exército Brasileiro neste rincão, Ten-Coronel Del Duca disse, “uma data importante que deve ser reverenciada por todo o povo brasileiro, especialmente pelo povo murtinhense, pantaneiros, que tem o Exército, um grande aliado com as comunidades onde ele exista, hoje os murtinhenses contam com apoio da nossa unidade em vários setores de apoio tanto na segurança, logísticas, saúde e Educação”, enalteceu o comandante.
Ao final da solenidade os Guerreiros do Pantanal desfilaram em continência ao seu comandante a canção do Exército que retumbou e estremeceu o chão pantaneiro desde o Pátio Soldado Simeão Fernandez.
19 de abril – Dia do Exército
O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Foram as principais ações bélicas ocorridas no Nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região.
O comandante do Exército Brasileiro, o General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, emitiu a leitura do Dia e agradeceu a todos os militares, “homens e mulheres que cumprem seus deveres”. Segundo ele, não são somente os estão na ativa hoje, mas também os militares mortos e os da reserva, que fizeram com que a instituição tenha conquistado elevado e sólido índice de confiança da sociedade brasileira”.
Mín. 23° Máx. 39°