Foi realizado nesta manhã de quarta-feira reunião na Câmara Municipal com a presença do prefeito Reinaldo Piti(PSDB)secretária de saudê Maria Paula e vereadores que compõem o legislativo para conversarem sobre a criação de Barreira Sanitária nas entradas da cidade.
Membros do Conselho de Enfrentamento ao Coronavírus participaram e ouviram da secretaria Maria Paula de que se for fazer tem que fazer uma coisa muito bem feita,muito bem planejada disse ela temos 3 entradas que temos que fazer essas barreiras,pra tudo isso gera-se gastos,logística,não sei se a policia,se o quartel pode nos apoiar,temos que adquirir todos os materiais e isso leva tempo até os EPIS estão em falta informou ela.
A secretária disse que temos essa equipe mais que a secretaria de saúde terá que pagar esses profissionais,vamos precisar de seguranças,foi distribuído entre os presentes tudo que sera preciso para fazer essa barreira sanitária.
Os representantes do Regimento Antonio João e da Policia Militar não compareceram na reunião no inicio,o comandante da PM Lafayet depois participou e representou o governo do estado.
O prefeito Reinaldo Piti(PSDB)falou que se não tivermos o apoio do exercito e da Policia Militar é inviável fazer barreira sanitária,a parte de logística e fiscalização, não temos condições podemos até sofrer sanções.
Segundo Piti o fluxo de caminhões é muito grande,são 300 caminhões que transportam calcário e entram todos os dias na cidade,mas que as empresas estão tomando todas as medidas,segundo ele são comercializados mais de 1.000.00,00(Hum Milhão de reais )por dia empregando cerca de 200 trabalhadores.Quanto a barreira o prefeito questionou por quanto tempo,vai ser 24 horas,final de semana,acho que uma atitude que vamos ter que tomar é o uso de mascara,vou ter que fazer um decreto determinando o uso da mascara quando sair de casa para ir ao banco e comercio disse ele.
O presidente da Câmara Xetinho Takeshi(PODEMOS)falou que apos a confirmação de um caso de coronavírus em Guia Lopes da Laguna é necessário um tipo de prevenção para que a doença seja impedida de entrar na cidade,pra ele é importante a criação da barreira sanitária.
O vereador Jonhis Basso(DEM)disse que a barreira sanitária não adianta é ludibriar a população e colocar a própria equipe em risco,tem que ser uma barreira para rastrear o individuo,se não fizer isso não tem o porque de barreira sanitária,tem que ter controle de temperatura,fazer o teste rápido disse ele, se não for fazer isso não tem por que .
Para vereadora Fabrízia Tinoco(PODEMOS)é importante fazer a barreira sanitária principalmente no próximo domingo quando devera aumentar o fluxo de automóveis devido a comemoração do dia das mães, pra dar uma tranquilidade na população falou a vereadora.
Para o comandante Lafayete da PM se colocar os policiais na barreira,acaba a policia na cidade já que é uma guarnição com apenas 3 policiais que fazem a segurança,é um prejuízo muito grande para a atividade de segurança afirmou ele.
O vereador Ico Bati lane(PTB)deu sua opinião de que a maioria das pessoas esta assintomática e mesma que tenha na barreira não vão detectar nada,terá que ser 24 horas,são 4 entradas teremos que monitorar essas pessoas pelo menos por 3 dias se não terá efeito a barreira.
Nessa primeira reunião não ficou decidido se terá a criação da barreira sanitária,jatobanews continuará acompanhando e ha qualquer momento mais informações sobre o combate ao Cpvid-19 em Bela Vista-MS.
*Jatoba News
Mín. 23° Máx. 39°