Aquidauana comemora nesta segunda-feira (15) seus 130 anos de emancipação político-administrativa. Conhecida por Cidade Natureza, devido à variedade de sua flora e fauna, o município soma 48.184 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A palavra “Aquidauana” vem do vocabulário dos índigenas da etnia Guaicuru e significa rio estreito. Atualmente, os índios que habitam o município são da etnia Terena, que formam uma população de mais de 12 mil indígenas, distribuídos em nove aldeias. Quem estiver visitando a cidade pode encontrá-los na Feirinha Indígena, ao lado da Estação Ferroviária.
Além das belezas do Pantanal, quem passa pela cidade pode visitar os seguintes pontos turísticos: Museu de Arte Pantaneira Manoel Antônio Paes de Barros que fica na rua Cândido; Museu Marechal José Machado Lopes que fica na rua Duque de Caxias, bairro Alto; Mercado Municipal, localizado na rua Sete de Setembro; Estação ferroviária, fica na rua Bichara Salamene e a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora, que fica na Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Centro.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), registros históricos mostram o dia 15 de agosto de 1892 como o início do povoamento Aquidauana, sendo ela a primeira cidade fundada no antigo Mato Grosso. Seus primeiros povoadores foram os soldados imperiais que participaram da Guerra do Paraguai e que acabaram se estabelecendo na região depois do fim do conflito, ocupando as terras existentes entre os rios, Rio Negro e Rio Aquidauana.
Mín. 23° Máx. 39°