Chegou à véspera do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 e se você planeja passar o último dia com a cara enfiada nos livros para gravar os conteúdos, saiba que essa não é a melhor estratégia. A melhor opção para o dia que antecede a tão aguardada prova é dar um descanso para o cérebro e revisar apenas os materiais, documentos e conhecer o local de provas.
“Como a gente sempre fala para os alunos, o Enem é uma prova baseada nos três últimos anos de estudo, então não é uma prova que você vai simplesmente dar um lida na véspera e vai adiantar muita coisa. O ideal é que o aluno fique tranquilo porque o grau de ansiedade para o aluno é muito alto e fazer algo que possa realmente descansar a cabeça”, recomenda o professor Fernando Barney, que há mais de 20 anos prepara estudantes para o ingresso na vida acadêmica.
Outra sugestão dada pelo professor é fazer o percurso até o local de prova para descobrir a melhor forma de chegar. Vale ficar atento às condições de trânsito, pois no dia da prova pode haver complicações. É preciso saber se vale a pena ir de ônibus, carro particular, aplicativos de transporte ou até caminhando.
“Uma coisa importante é visitar o local de prova, porque tem a questão do deslocamento que as vezes é complicado e pode ser encontrada uma rota alternativa, por isso sempre alertamos o aluno para dar uma olhada no local para evitar transtorno e estresse nessa locomoção”, sugere o professor.
Caso ainda não saiba, o local de realização da prova consta no cartão de confirmação de inscrição, que foi disponibilizado na página do participante. Apesar de a apresentação desse documento não ser obrigatória, o MEC (Ministério da Educação) recomenda que os inscritos o levem. Confira aqui o cartão de confirmação e local de prova.
É importante ainda preparar com antecedência todos os itens necessários para a realização da prova, como: roupas, alimento, documentos, canetas etc. Lembrando ainda que o portão do local de prova é fechado, pontualmente, às 13h no horário de Brasília e 12h no horário e Mato Grosso do Sul.
“É sempre bom alertar que o horário da prova está marcado no horário de Brasília e nosso fuso é uma hora a menos. É importante também deixar separados de forma antecipada o documento de identidade e a caneta preta com tubo transparente, que aparentemente são coisas básicas, mas na hora do nervosismo muita gente esquece”, frisa Barney.
Enem 2022 - Amanhã, dia 13, serão aplicadas as provas objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos. Na próxima semana os inscritos fazem as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas.
Mín. 23° Máx. 36°