Nas primeiras horas deste sábado (19), 11 prefeitos e empresários de Mato Grosso do Sul atravessaram o Rio Paraguai de balsa para a cidade paraguaia Carmelo Peralta. Lá eles se encontram com autoridades locais e visitam o canteiro de obra da ponte internacional em construção pelo Paraguai, que vai abrir a Rota Bioceânica.
Depois, eles seguem para o 2º Fórum de Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico, que será realizado em Antofagasta, no Chile, de terça-feira (22) até sexta-feira (25).
A missão técnica tem à frente o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de MS) e prefeito de Nioaque, Valdir Couto Junior; e o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra.
A primeira edição do fórum foi em maio deste ano, em Campo Grande, na Assembleia Legislativa. O evento foi promovido pelo Ministério das Relações Exteriores em parceria com o Governo do Estado, a Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico, a Assomasul e o Ministério das Relações Exteriores.
Prefeitos - Também participam os chefes do Executivo de Bonito, Josmail Rodrigues; Jean Sérgio Fogaça, de Douradina; Marcos Antônio Paco, de Itaporã; Marcos Benedetti, de Vicentina; Alexandrino Garcia, de Aral Moreira; José Fernando Santos, de Selvíria; Vanda Cristina Camilo, de Sidrolândia; Enelto Ramos da Silva, de Sonora; e Clediane Areco Matzenbacher, de Jardim.
Rota - Com a ponte, as cargas de produtos diversos do Brasil todo virão por rodovia e seguirão pelo Paraguai, Argentina e Chile até chegar a dois portos do Chile, de onde partem de navio para a Ásia. O percurso vai cair para 18,6 mil km, trazendo uma enorme economia com a logística, deixando os produtos com preços mais competitivos no mercado.
A rota é um “sonho de mais de 20 anos”, que vai encurtar em até 8 mil quilômetros a distância marítima aos mercados asiáticos, nas palavras do prefeito de Porto Murtinho.
“Vamos conhecer a rota que está sendo implantada, faltando apenas 208 quilômetros entre o Paraguai e a Argentina, que vai nos proporcionar muitas riquezas não só a Porto Murtinho, mas a todo o nosso Estado”, disse o prefeito Nelson.
Para o prefeito de Nioaque Valdir, a participação no fórum em Antofagasta, a convite do prefeito Nelson Cintra, que também é presidente do Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa), é importante para que os municípios do sudoeste e outras regiões que farão parte desse corredor tenham a dimensão do novo ciclo de desenvolvimento.
“É uma porta que se abre não só para a nossa região, mas para Mato Grosso do Sul e o Centro-Oeste, tornando o Estado mais competitivo, onde todos ganham. Vivemos uma nova realidade, a ponte internacional está em construção e o apoio do governador Reinaldo Azambuja foi fundamental para esse novo momento com sua gestão municipalista”, destacou Valdir.
Mín. 23° Máx. 36°