Neste domingo (20), acontece o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022, com as provas de de Matemática e Ciências da Natureza, que engloba Química, Física e Biologia. É preciso atenção dos candidatos quanto às regras para a realização do exame.
Ao todo, serão 90 questões objetivas e a aplicação terá 5 horas de duração. Quem perdeu o primeiro dia de provas pode participar do exame neste domingo, mas não poderá concorrer às vagas, apenas utilizar a avaliação como um teste para se familiarizar com o Enem.
É preciso atenção ao horário de abertura e fechamento dos portões. Em Mato Grosso do Sul, a entrada dos candidatos começa às 11h e encerra às 12h. As vias no entorno dos locais de provas costumam ficar congestionadas, por isso o ideal é se programar e chegar com antecedência.
Para fazer o exame é obrigatório apresentar o documento de identidade e ter uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. No Enem digital, as respostas são dadas no computador, mas os participantes recebem uma folha de rascunho para fazer os cálculos à mão, por isso, a caneta é também necessária no segundo dia de prova. As questões serão iguais nas duas modalidades.
Entre as identificações aceitas estão a carteira de identidade, o passaporte, carteira de motorista e a carteira de trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. A novidade desta edição é que são aceitos os documentos digitais com foto do e-Título, CNH digital e RG digital. Eles devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais Não serão aceitas fotos da tela do celular.
Embora não seja obrigatório, é recomendado que os participantes levem lanche e água, já que a prova tem uma duração longa. Também é recomendado que se leve no dia do exame o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.
Mín. 23° Máx. 36°