Biólogo, aventureiro e naturalista, Richard Rasmussen esteve em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (23). Primeiro, ele passou por Bonito para uma gravação e em seguida veio para a Capital Campo Grande para conhecer o Bioparque Pantanal.
Oito meses após a inauguração do Aquário, o famoso biólogo finalmente conheceu o local. Richard Rasmussem ficou deslumbrado com cada detalhe sobre o ponto turístico que abriga 330 espécies, mas uma, em especial, lhe chamou atenção.
Quando viu que há Tralhotos no Bioparque de Campo Grande, Richard "pirou". "Até o estranho peixe tralhoto você encontra aqui", escreveu ele, dizendo: "Que oportunidade… As vezes eles ficam isolados em pocinhas, e é muito curioso porque o macho tem pênis externo", disse, impressionado.
Mais sobre Tralhoto, o peixe que deixou Richard Rasmussen encantado
Uma nova espécie moradora do Bioparque Pantanal está chamando a atenção dos visitantes. E não poderia ser diferente, já que o peixe "esquisito" tem lá suas peculiaridades que fazem qualquer um ficar vidrado tentando observá-lo pelo vidro de seu tanque.
O peixe considerado estranho é o Tralhoto (Anableps anableps). Diante do interesse da população, o Bioparque Pantanal divulgou algumas curiosidades sobre o bichinho.
De acordo com o complexo de aquários, os tralhotos têm curiosamente os olhos divididos. Isso porque metade de seus olhos podem permanecer fora da água e a outra metade submersa, dando até a impressão de que ele possui quatro olhos.
Cada olho de um Tralhoto tem duas retinas e duas pupilas separadas por uma crista de tecido. "Quando jovens, os peixes têm a visão normal. A mudança ocorre na fase de crescimento", explica o Bioparque.
Outra curiosidade desse animal é que os machos têm uma nadadeira modificada, o pênis mencionado por Richard, utilizada para fecundar a fêmea.
Se interessou e quer ver o Tralhoto de perto? Os agendamentos semanais de visitas ao Bioparque abrem toda segunda-feira, a partir das 8h, no site oficial do ponto turístico.
Mín. 23° Máx. 36°