O perfil do Instagram de Zlatan Ibrahimovic diz que ele é escritor. Na semana passada, o sueco, de fato, escreveu uma nova página em sua notável carreira ao se tornar o artilheiro mais velho na Série A do Campeonato Italiano.
Num roteiro cheio de drama e suspense, o atacante do Milan alcançou o marco – aos 41 anos e 166 dias – após converter o pênalti (em segunda tentativa) na partida contra a Udinese no dia 18, que terminou com derrota do Milan por 3 a 1.
Ao bater o pênalti na primeira vez, Ibrahimovi? mandou a bola para o canto esquerdo e o goleiro da Udinese conseguiu pegá-la. Só que o juiz marcou invasão na cobrança e mandou voltar. Na segunda cobrança, o sueco marcou e ultrapassou o recorde de 2007 do italiano Alessandro Costacurta, que tinha de 41 anos e 25 dias de idade e também jogava pelo Milan.
O gol de Ibrahimovic empatou a partida em 1 a 1 pouco antes do intervalo, mas a Udinese avançou no segundo tempo e garantiu a vitória.
“É uma honra, mas lamento que este gol não tenha trazido os três pontos”, comentou Ibrahimovic, de acordo com a Sky Sport Italia.
Foi o primeiro gol do atacante desde que ele voltou a jogar depois de uma cirurgia para corrigir uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) no meio do ano passado.
Após o Milan conquistar o Scudetto, o escudo do campeonato, na temporada passada, Ibrahimovic revelou nas redes sociais que jogou nos últimos seis meses da temporada 2021/2022 praticamente “sem” a LCA do joelho esquerdo – a forte faixa de tecido que conecta o osso da coxa ao osso da canela e à articulação do joelho.
“Tomei mais de 20 injeções em seis meses”, contou Ibrahimovi? em um post publicado em sua conta verificada no Instagram.
“Eu ‘esvaziava’ o joelho uma vez por semana por seis meses. Tomei analgésicos todos os dias durante esse período. Mal dormi por seis meses por causa da dor. Nunca sofri tanto dentro e fora do campo.”
Mas, apesar da idade e da lesão colocarem sua carreira em risco, Ibrahimovi? estava e está determinado a continuar jogando futebol.
“Contanto que eu possa produzir resultados, vou continuar jogando”, disse à CNN em novembro passado. “No dia em que eu estiver mais lento, quero que as pessoas com quem convivo sejam honestas e me digam que estou desacelerando, daí serei realista.”
O Milan segue em quarto lugar no campeonato após a derrota e entra em campo em 2 de abril para enfrentar o líder da liga, o Napoli.
Enquanto isso, na Arábia Saudita, Cristiano Ronaldo – outro atacante lendário – também desafia a idade. Ela marcou um glorioso gol em chute de fora da área na vitória do Al Nassr sobre o Abha por 2 a 1 na Saudi Pro League no sábado.
Em seguida, o craque português permitiu que seu companheiro de equipe Anderson Talisca convertesse o pênalti da vitória oito minutos como sinal de respeito ao colega: o brasileiro Talisca acabara de voltar após uma lesão.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Mín. 22° Máx. 37°