Nesta sexta (14), o Campeonato Brasileiro vai começar pela série B. A edição 2023 terá dois ex-Campeões Brasileiros, o Guarani e o Sport. Porém, os times com as maiores torcidas do Brasil estão na Série A.
A distância, possível menor média de público e falta de títulos nacionais podem reduzir o interesse na competição. Há também um “futebol mais barato” com redução de investimentos em atletas e estrutura e queda na arrecadação com direitos de transmissão dos jogos, por exemplo.
Em 2022, o Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia disputaram a Série B. E todos subiram.
Só Flamengo, Santos e São Paulo não foram rebaixados para a série B, portanto, nos demais anos, a presença de grandes times serviu para atrair público. O Corinthians, em 2007, e o Palmeiras, em 2012, foram times rebaixados para “2ª divisão”, por exemplo. A realidade atual é diferente.
Segundo a CBF, o Sport foi o quinto colocado com a maior média de público com 15 mil torcedores por jogo no ano passado e está na 13ª posição entre as maiores torcidas do Brasil segundo pesquisa da CNN Brasil, Itatiaia e Quaest.
O Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, será o palco de Guarani e Avaí, às 19h. Depois, às 21h30, Ituano e Ceará fecham a sexta no Estádio Novelli Júnior, em Itu.
O Cruzeiro teve, em 2022, o maior número de torcedores em campo. O público presente total foi de 779 mil pessoas, segundo a CBF, e a média de público presente foi de 41 mil pessoas. A lista é seguida de Bahia, Vasco e Grêmio.
Em quinto lugar, o Sport teve total de 276 mil pessoas e média de público presente de 15 mil pessoas em seus jogos.
Neste ano, o campeonato terá mais partidas no interior. A falta de times de cidades mais populosas pode reduzir a média de público.
Em 2020, a série B tinha 14 times de 11 capitais na competição. Porém, a participação destes times vem caindo.
No ano seguinte, em 2021, houve uma redução para 10 times cujas sedes ficam em 7 capitais.Em 2023, 8 times de 7 capitais estarão na série B.
O Campeonato será mais disputado na região sudeste com sete times, seguido da região nordeste com seis, sul com cinco e centro-oeste com dois. Não há representantes da região norte.
Ou seja, a distância em deslocamentos pode atrapalhar as torcidas e diminuir clássicos regionais.
Apenas os torcedores do Vila Nova e do Atlético-GO poderão ver um encontro com times da mesma cidade ou região.
Segundo a pesquisa “O Maior Raio-X do Torcedor”, o Sport é um único time da série B que está no Top 13 das torcidas mais numerosas. A 13ª posição do Leão da Ilha representa 2% dos entrevistados.
O Leão da Ilha está empatado com Internacional e Bahia, mas supera times da Série A, como Athletico-PR e Coritiba.
Apenas o Guarani e o Sport são times da Série B que ganharam títulos da 1ª Divisão.
O Guarani foi campeão em 1978 vencendo o Palmeiras. 45 anos depois, o Bugre mantém um feito inédito: é o único Campeão Brasileiro do Interior. Todos os demais times são das capitais, o Guarani é de Campinas. O time tem dois vices, de 1986 e 1987.
Nos demais anos passou por períodos de instabilidade. Subiu para a elite em 2009, mas caiu no ano seguinte. O último título foi o Campeonato Paulista Série A2 em 2018.
O Sport foi campeão brasileiro em 1987 contra o Guarani. Ao lado do Bahia, são os únicos times nordestinos com título na série principal. O título também foi questionado judicialmente pelo Flamengo, mas em 2017 o Supremo Tribunal Federal declarou o Leão da Ilha como único vencedor.
Em 2021, o time ficou na 19ª posição com a segunda pior campanha da competição e foi rebaixado.O último título foi o Campeonato Pernambucano de 2019. O time está nas finais do Estadual 2023, contra o Retrô, com jogos neste sábado (15) e no dia 22/04.
Mín. 22° Máx. 37°