A grande final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2023 tem o jogo de ida neste domingo, às 15h, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. Operário e Costa Rica jogam. O Galo tenta a 13ª taça em Mato Grosso do Sul. Os dois já estão garantidos na primeira fase da Copa do Brasil de 2024. O CREC busca seu segundo título estadual da história.
O campeão conquista vaga para o Campeonato Brasileiro Série D da próxima temporada. O Operário está na atual edição no grupo A7. O Galo só garante divisão nacional para 2024 se for campeão estadual ou subir para a Série C.
O jogo de volta entre as equipes será no dia 30, às 15h, no Estádio Laertão, em Costa Rica. Por ter a melhor campanha, o CREC pode empatar no placar agregado para sair campeão. Não há possibilidade de disputa de pênaltis no Estadual pelo regulamento.
O Galo tenta o 17º título estadual, somando as quatro conquistas em Mato Grosso antes da divisão do Estado em 1974, 1976, 1977 e 1978. Em Mato Grosso do Sul, o time foi campeão em 1979, 1980, 1981, 1983, 1986, 1988, 1989, 1991, 1996, 1997, 2018 e 2022.
Se vencer em 2023, pode ser o quarto bicampeonato consecutivo da história.
Nessa quinta-feira (20), o dia foi movimentado com uma possível suspensão do Estadual. No entanto, O TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) rejeitou pedido de suspensão da competição. O pedido foi feito pelo Aquidauanense, que acusou o Novo de inscrever um atleta de forma irregular na competição.
Fator casa - Com o Estádio Morenão impossibilitado de ser usado por conta de reformas, o Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, virou a casa do Galo em 2023. Até o momento, foi somente uma derrota como local, justamente para o Costa Rica por 1 a 0.
No entanto, a maior vitória do ano foi nas Moreninhas pelo mesmo placar na primeira fase da Copa do Brasil para avançar à segunda fase contra o Operário Ferroviário (PR). Outros jogos se destacam no ano como as duas vitórias no clássico Comerário. Uma delas significou o rebaixamento do Comercial para a segunda divisão estadual.
Diferente do rival Costa Rica, o Operário manteve o treinador durante toda a competição. Celso Rodrigues, campeão em 2022, ajustou as peças e conseguiu chegar à decisão. No entanto, vale destacar que não conseguiu triunfar sobre o CREC, foram duas derrotas (1 a 0 e 3 a 0).
Campanha no ano - O Operário teve dois compromissos nacionais enquanto jogava o Estadual. Na Copa do Brasil, passou dos paranaenses e depois caiu com goleada de 5 a 0 para o CRB (AL).
Na Copa Verde, a eliminação veio na primeira fase de forma traumática. O Galo vencia, sofreu o empate e ainda perdeu uma penalidade no último minuto. Depois, o goleiro rival virou herói na disputa de pênaltis.
O Campeonato Sul-Mato-Grossense virou "obrigação" para um time que ainda joga o Campeonato Brasileiro Série D em 2023. Na primeira fase, foi o segundo colocado com 15 pontos, atrás do Costa Rica, que teve 19. Serc com 13, Coxim com 8 e Comercial com 2 completaram a tabela.
Nas quartas de final, começou com revés de 2 a 0 para o Novo em Sidrolândia. Na volta, goleada nas Moreninhas por 4 a 1 e classificação assegurada para a semifinal. Contra o Dourados, até então melhor campanha geral, o Operário 'soube sofrer' na ida e na volta. A vitória em Campo Grande por 2 a 1 garantiu a vaga na decisão.
Ao todo, a campanha teve 12 jogos com sete vitórias, um empate e quatro derrotas. Nas Moreninhas, o time jogou como mandante seis vezes com cinco vitórias e uma derrota.
Mín. 22° Máx. 37°