Equipes do Corpo de Bombeiros, PMA (Polícia Militar Ambiental) e IHP (Instituto Homem Pantaneiro) madrugaram nesta terça-feira (30) mobilizadas no resgate de mãe e filhote de onça-pintada, que foram avistadas na região urbana de Ladário, a 426 quilômetros de Campo Grande. A mãe permanece solta e bombeiros pedem que moradores da região permanecem dentro das residências.
Uma verdadeira força-tarefa trabalhou desde às 21h de segunda-feira (29), pouco depois de moradores serem surpreendidos pelo felino, que caminhava pelas ruas da cidade. Imagens mostravam que a onça adulta estava sozinha, o filhote foi capturado em seguida.
Conforme o tenente do Corpo de Bombeiros, Silvanei, o filhote foi sedado, sendo necessário descer com ele de embarcação para que ele fosse solto às margens do rio Paraguai. A mãe foi avistada próximo ao local nesta manhã, por isso foi necessário o isolamento de uma residência e uma creche próxima.
"Existe sempre um cuidado no contato com qualquer animal selvagem. Deve ser feito o isolamento do local pelo Corpo de Bombeiros Milita para garantir a segurança de todos, bem como, do próprio animal no momento que se sente acuado. Solicitamos que os moradores permaneçam dentro das residências na região da Rua Fernando Viera [próximo ao] número 444, e entre a Conde Azambuja e Riachuelo", alerta.
O filhote está sob os cuidados da equipe até o encontro com a adulta.“A contenção é realizada pelo veterinário e biólogo do IHP, com uso de dardo tranquilizante. Posteriormente, é feito o monitoramento da saúde do animal durante o transporte. Caso esteja com a saúde e condições físicas integras, pode ser liberada em seu habitat natural, longe do centro urbano”, disse.