Nesta terça-feira (13), o município de Porto Murtinho comemora seus 111 anos de emancipação político-administrativa. A cidade fica no extremo oeste de Mato Grosso do Sul e faz fronteira com Capitán Carmelo Peralta, no Paraguai. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Porto Murtinho possui 17.460 mil habitantes.
A cidade que fica localizada às margens do Rio Paraguai tem seus registros históricos datados em meados de 1850 com a ocupação da fronteira do Brasil com Paraguai. Com o término da Guerra da Tríplice Aliança, conhecida como Guerra do Paraguai, foi estabelecida uma Comissão Mista de Limites Brasil - Paraguai para demarcar a linha divisória entre os países.
O secretário dessa comissão, Tomas Laranjeira, ao chegar na região, reconhece a plantação de erva-mate e pede permissão da Província de Mato Grosso para explorar os ervais. Em 1892, a Fazenda Três Barras foi adquirida com o objetivo de abrigar o porto de escoamento da erva-mate. Nesta época, os moradores do município eram em sua maioria migrantes do Rio Grande do Sul e Paraná, e indígenas paraguaios que viviam no local.
Em 1984, a Companhia Mate Laranjeira se instalou no município e possuía o monopólio da extração da erva até 1892, quando o Banco Rio e Mato Grosso, de propriedade da família Murtinho, ganha a concorrência pública de arrendamento dos ervais. Com isto, foi feita uma sociedade entre as famílias, tornando-se assim monopolizadora da exploração da erva-mate. Essa companhia constrói em 1892 um porto rústico de madeira, à margem do Rio Paraguai com o nome de Porto Murtinho, em homenagem ao presidente do Banco Rio e Mato Grosso, Dr. Joaquim Murtinho.
Para comemorar o aniversário do município, nesta terça-feira, a programação é de corrida de cavalos, das 13h às 17h no Jóquei Clube de Porto Murtinho. Das 18h às 19h, será realizada a missa de celebração no Teatro de Arena Astério da Conceição, e às 19h acontecerá a final do rodeio com shows de Thayza Nara, Dennys Ayala, Magestick Super Star e Dj Picto.
Mín. 23° Máx. 36°