O 12° dia da Copa do Mundo Feminina começou com uma zebra daquelas. Ainda que o Japão seja uma força no futebol feminino, poucos esperavam que a seleção asiática teria condições de golear a cabeça de chave e sexta colocada no ranking Fifa, Espanha. Mas com a bola rolando, as japonesas não tomaram conhecimento de La Roja e venceram com tranquilidade, por 4 a 0. Destaque para a atuação da meio-campista Hinata Miyazawa, que marcou dois gols e agora é a artilheira do Mundial, com quatro.
Melhor jogadora do mundo nos últimos dois anos, a meia-atacante Alexia Putellas não teve uma boa atuação e foi substituída aos 17 minutos do segundo tempo.
No outro jogo do grupo, as já eliminadas Costa Rica e Zâmbia também fizeram uma partida com muitos gols. Quem levou a melhor foi a seleção africana, que venceu por 3 a 1, conquistando o primeiro triunfo do país em Mundiais adultos. Lembrando que a Zâmbia era considerada uma das possíveis surpresas da Copa, mas a expectativa não se concretizou. As Rainhas de Cobre foram goleadas por 5 a 0 nas duas primeiras rodadas, ante Japão e Espanha, respectivamente.
Com os dois resultados, dois duelos da oitavas de final já estão definidos:
A Austrália foi a campo contra o Canadá precisando da vitória para seguir no Mundial e espantar a decepção de uma possível eliminação precoce jogando em casa. Mas diferentemente das duas primeiras rodadas, as Matildas jogaram bem e tornaram fácil um duelo que prometia ser complicado.
Hayley Raso marcou duas vezes ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Mary Fowler errou o chute, mas ainda assim ampliou. E nos acréscimos, Stephanie Catley, de pênalti, deu números finais ao placar. Austrália, classificada em primeiro, quatro; Canadá, eliminada, zero.
Com a derrota, o Canadá se torna a primeira seleção campeã olímpica a ser eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo seguinte.
Lenda do futebol feminino, a atacante Christine Sinclair se despediu dos Mundiais aos 40 anos. A canadense é a maior artilheira do futebol de seleções, com 190 gols marcados, dez deles em Copas do Mundo.
No outro jogo do grupo, a já eliminada Irlanda impôs seu estilo de jogo truncado e segurou o 0 a 0 diante de uma Nigéria que precisava apenas de um ponto para garantir a classificação às oitavas de final.
Austrália e Nigéria esperam agora a definição no Grupo D. No momento, as Matildas encarariam a Dinamarca, enquanto a seleção nigeriana teria pela frente a Inglaterra.
Mín. 22° Máx. 37°