Enquanto se prepara para desmontar a estrutura de Campo Grande, o governo de Mato Grosso do Sul vai inaugurar nesta sexta-feira (7) um hospital de campanha em Ponta Porã, cidade no sudoeste do Estado.
A unidade funcionará ao lado do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto. Serão 40 leitos clínicos e 20 vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Mais de 150 profissionais vão atuar no hospital de campanha. Inicialmente, o projeto contava com apenas dez leitos de UTI.
Todos estão equipados com ventiladores mecânicos, desfibriladores, carrinhos de urgência, central de monitoramento, monitores multiparâmetro e suporte avançado de vida.
“Os novos leitos de UTI implantados estão equipados com toda estrutura para atender os pacientes com quadro clínico grave da doença. Nossa equipe multidisciplinar tem trabalhado e se capacitado constantemente”, declarou o diretor-geral do Hospital Regional, Demetrius do Lago Pareja.
Montada para servir de retaguarda para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) Rosa Pedrossian, o hospital de campanha vai ser desmontado gradualmente.
Na quarta-feira (5), o secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, justificou que não houve um volume considerável de casos leves que necessitassem de internação.
“Esses graves precisam de UTI e de uma estrutura mais avançada que não pode ser erguida no hospital de campanha, com complexidade de leitos, profissionais habilitados, equipamentos de última geração”, explicou.
*Correio do Estado
Mín. 22° Máx. 39°