O Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB) e sua esposa, a primeira- dama, Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, recepcionaram o Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Desembargador, Sérgio Fernandes Martins e parte de sua equipe de trabalho, no Aeroporto Municipal, dia 26, quinta-feira.
Após, seguiram para o Fórum da Comarca do município, onde foi realizado a solenidade de implantação do Gabinete de Integração do Poder Judiciário.
O primeiro ato do Desembargador Sérgio Martins Fernandes foi assinatura de termos de compromissos, repasse de equipamentos, a exemplo de computadores novos para uso dos Magistrado e serventuários da Justiça da Comarca.
O primeiro a fazer uso da palavra foi o Diretor do Fórum da Cidade, Juiz Vinicius Dos Anjos Borba. O mesmo agradeceu o presidente do Tribunal de Justiça pela visita e os investimentos e saudou as autoridades.
Na sequência, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro, agradeceu o presidente do Tribunal de Justiça Desembarcador, Sergio Fernandes Martins, pela implantação do Gabinete de Integração do Poder Judiciário no município de Porto Murtinho, dentre outros investimentos.
“Estamos muito contentes, Desembargador, Sérgio Fernandes Martins, pela escolha de Porto Murtinho por esta importante ação. O Gabinete de Integração vai de encontro com o nosso desejo de cooperação e união da nossa equipe de trabalho na Prefeitura Municipal e o parabenizo-o pelas ações que visem aprimorar e melhorar a prestação dos serviços disponibilizados a nossa população. O Gabinete de Integração, propiciará o diálogo construtivo visando a melhoria da qualidade da prestação do Poder Judiciário. Parabéns Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Sergio Fernandes Martins e demais autoridades do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul pela importante iniciativa disse o prefeito Nelson Cintra.
Em seu discurso, o presidente do TJMS ressaltou que os pilares que norteiam sua administração, para o biênio 2023/2024, que são a valorização da magistratura e servidores; o pronto atendimento e plena satisfação ao jurisdicionado e à classe dos advogados; e melhorias na estrutura física, instalações e obras.
Conforme o Desembargador Sérgio Fernandes Martins, a respectiva instalação do Gabinete de Integração do Poder Judiciário, busca promover aproximação da administração do Tribunal de Justiça MS, junto aos servidores, magistrados e população, com a finalidade de adequar e dar agilidade aos serviços jurisdicionais, além de lançar ações, realizar atendimentos e despachos.
Em suma, o Gabinete de Integração, também, resultará na aproximação Justiça com representantes dos vários setores da Comarca, em Porto Murtinho.
Visita ao prédio histórico da Prefeitura de Porto Murtinho:
Apos o termino da solenidade, o prefeito Nelson Cintra convidou o presidente do TJMS, e demais autoridades para uma visita ao prédio histórico da Prefeitura de Porto Murinho, bem como para que os mesmos conhecesse a maquet da Ponte estaiada sobre o rio Paraguai que irá viabilizar a Rota Biocêanica. A travessia concretiza um sonho de décadas: a ligação rodoviária entre os oceanos Atlântico (Santos) e Pacífico (Chile), tornando Porto Murtinho o centro econômico da Rota Bioceânica e Mato Grosso do Sul em um hub logístico da América Latina.
O traçado total do corredor rodoviário bioceânico tem 2.254 quilômetros e percorrerá os países envolvidos: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, diminuindo em até duas semanas o tempo de viagem das exportações do Centro-Oeste do Brasil até a China e Japão.
As fronteiras passarão de atuais entraves para pontes, construindo uma nova realidade econômica e social entre os países. Além de estabelecer o comércio de importação e exportação, há ainda a oportunidade de explorar o turismo destas regiões. Para isso, a ponte internacional com extensão de 1.300 metros é peça fundamental. Obra é tocada com 93 milhões de dólares – recursos investidos pela Itaipu Binacional Paraguai.
Presentes à solenidade em Porto Murtinho, além do presidente do TJMS, Mariel Cavalim dos Santos, presidente da AMAMSUL (Associação de Magistrados de Mato Grosso do Sul), Alexandre Antunes -Titular da Vara da Justiça Militar, Daniel Della Mea Ribeiro -4º Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública e da Saúde Pública, Vinícius Dos Anjos Borba -Juiz de Direito da Comarca de Porto Murtinho, Mario Jose Esbalqueiro Juiz auxiliar da presidência, Fauzi Kaderi -Chefe de Cartório, advogados, secretários e gerentes municipais, autoridades civis e militares, dentre outras.
Mín. 22° Máx. 37°