O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) divulgou o balanço do feriado de Carnaval nas rodovias estaduais de Mato Grosso do Sul, quando ao longo de seis dias, três pessoas acabaram presas em flagrante por dirigirem embriagadas.
A operação foi realizada entre os dias 9 e 14 de fevereiro, e incluiu as zonas urbanas de Campo Grande e Dourados. O primeiro caso aconteceu justamente no início da operação, na sexta-feira (9), quando as equipes que estavam se deslocando flagraram um motorista trafegando em zigue-zague pela BR-060 na altura do KM 421, próximo ao município de Sidrolândia, distante 71 quilômetros de Campo Grande.
Ao ser abordado, o condutor foi convidado a realizar o teste do bafômetro, que atestou a presença de 1.50 mg/L. Ele foi encaminhado diretamente para a delegacia, onde o caso foi registrado.
O segundo caso aconteceu no dia seguinte, no sábado (10), na MS-04, no km 12, quando um motorista foi visto tentando acessar o acostamento, mas aparentando total desorientação para realizar a manobra. O teste confirmou a presença de álcool no sangue, com resultado de 1.17 mg/L.
Já o terceiro caso também foi registrado no sábado, na MS-178, entre as cidades de Bonito e Bodoquena, onde as equipes abordaram um automóvel e notaram que o condutor apresentava fala desconexa e exalava odor de álcool. Ele realizou o teste do bafômetro que constatou 0.91 mg/L;
Nos três casos, os resultados ficaram muito acima do permitido, que é de 0.04 mg/L. Para aqueles que apresentarem testes acima de 0.33 mg/L, é considerado crime de trânsito e a pessoa presa em flagrante por dirigir embriagada.
Além disso, dirigir sob influência do álcool pode resultar em pena de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de obter a permissão ou habilitação para dirigir um veículo automotor.
Para aqueles que se negam a fazer o teste, é considerado uma infração de trânsito, com multa no valor de R$ 2.934,70, suspensão da habilitação por 12 meses.
Em todo o Mato Grosso do Sul, tanto nas rodovias estaduais quanto federais, sete pessoas foram presas por dirigirem embriagadas.
Mín. 23° Máx. 36°