13 amigos que fazem parte de um grupo chamado “Equipe Selva”, se reuniram na manhã desta quinta-feira (08) e retiraram cerca de duas toneladas de lixo do rio Paraguai, em Ladário, a 426 quilômetros de Campo Grande. Tudo foi levado até o lixão de Corumbá. Entre os entulhos estavam tampas de vasos sanitários, garrafas pet, garrafas de vidro, latas de cerveja, embalagens de sorvete e peças de brinquedos.
A ideia surgiu após os amigos verem amontoado de lixo na região portuária. “É inadmissível ainda pessoas usufruírem do local e deixar tudo sujo. Então, resolvemos fazer a nossa parte e iniciamos o mutirão às 07h até o final da manhã”, explicou Daniel Pedroso, integrante do grupo.
“Olha, deu muito trabalho, mas a sensação é muito boa e estaremos fazendo outras ações semelhantes no rio”, mencionou Pedroso que ainda falou sobre o que mais o deixou impressionado. “A grande quantidade de pneu que encontramos, bem como peças de roupas e brinquedos e até mesmo garrafas de champagne e whisky. Parecia mentira, mas não era”, disse ao Diário Corumbaense.
Todo o lixo foi retirado na região da Apa Baía Negra, mais conhecida como Codrasa, em Ladário, ponto de partida do grupo, que foi até a região do Bracinho. A própria população, muitos que utilizam essas áreas como forma de lazer, deixa o lixo, ainda mais agora que o rio Paraguai está com nível negativo, possibilitando o surgimento de prainhas, formadas por bancos de areia.
O grupo também teve apoio de colaboradores que doaram os sacos de lixo e também alimentação durante a coleta.
*Midiamax
Mín. ° Máx. °