Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados (Funles) que é administrado pelo Governo do Estado, foi reestruturado e R$ 1,5 milhão foram destinados a oito municípios de Mato Grosso do Sul. Os valores serão destinados para a compra de equipamentos e execução de obras estruturantes.
O fundo foi criado em 1996, mas ficou desativado em 2017 e reestruturado nesta gestão do Executivo estadual. Assinatura para liberação do fundo ocorreu na última sexta-feira (8).
“Não tinha nenhum tipo de atividade. Agora, a gente vê a organização dele beneficiar diversos projetos de interesse social”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ao assinar as transferências para os municípios de Alcinópolis, Corumbá, Glória de Dourados, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Terenos.
O Funles é administrado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). Ele é abastecido com recursos de indenizações e condenações judiciais por danos causados ao patrimônio público e social, ao meio ambiente, ao consumidor, à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos, à ordem urbanística, ou a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.
Conforme o secretário da Semagro, Jaime Verruck, esta é a segunda vez que o Funles beneficia projetos em Mato Grosso do Sul. A primeira vez foi em 2018, quando entidades do terceiro setor receberam recursos para projetos sociais. Desta vez, foram contemplados projetos apresentados pelo setor público municipal. Confira abaixo.
Mín. 22° Máx. 39°