Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13), os deputados integrantes da atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), foram reconduzidos ao próximo biênio (2025-2026), por unanimidade a chapa única Democracia Viva . Reeleitos o presidente Gerson Claro (PP), o 1º secretário, deputado Paulo Corrêa (PSDB) e Pedro Kemp (PT), 2º secretário. O deputado Renato Câmara (MDB) é o 1ª vice-presidente, Zé Teixeira (PSDB) o 2ª vice-presidente, e a deputada Mara Caseiro (PSDB) é a 3ª vice-presidente. O 3º secretário é o deputado Lucas de Lima (Sem partido).
O presidente reeleito da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), reiterou em seu discurso, o enfrentamento de desafios. “Este Parlamento foi espaço de debate, de diálogo franco, acima de tudo, de construção coletiva, a busca de consenso, o respeito a diferenças, onde cada um dos senhores deputados contribuiu com a sua força e dedicação. Agradeço aqui a todos que trilharam comigo esta caminhada, um agradecimento especial e minha família, aos meus filhos, a minha esposa Kátia Claro, aos colaboradores do gabinete, a todos os servidores da Assembleia Legislativa. Também à imprensa que com contribuições e críticas, ajudaram a moldar e fortalecer o trabalho da mesa diretora, e a imagem desse Poder Legislativo”, afirmou.
“Nosso compromisso com a democracia permanece inabalável. Continuaremos a garantir o contraditório e a liberdade de expressão, que sejam respeitados e promovidos nesta casa, sempre dentro dos princípios do nosso regimento interno e com o objetivo de representar as diversas vozes e perspectivas de Mato Grosso do Sul. Nestes próximos dois anos, avançaremos na busca por soluções para questões que afetam diretamente a vida de cada cidadão. Temos o dever de avançar em políticas públicas que façam a diferença na vida das pessoas, colocando os interesses do Estado e o bem-estar coletivo acima das diferenças ideológicas", destacou Gerson Claro.
"Nossa prioridade é clara: desenvolvimento, emprego, justiça social, diminuição de desigualdade, sustentabilidade.Tenham certeza que vocês têm nesse presidente e nesta Mesa Diretora o compromisso de fazer tudo que tiver ao alcance da administração para que vocês possam ter um mandato profícuo e que possa atender a expectativa do cidadão sul-mato-grossense. Política séria e política com responsabilidade faz diferença na vida das pessoas e é isso que eu tenho certeza que é o sonho, desejo, e o compromisso desse Poder Legislativo. Muito obrigada, que Deus possa abençoar esses próximos dois anos”, desejou o presidente reeleito, dirigindo-se aos parlamentares.
O deputado e 1º secretário da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB) também agradeceu o consenso em torno da eleição. “Queria agradecer muito a todos os senhores deputados que votaram pela continuidade da nossa chapa. E em especial que me dão honra de continuar na 1ª secretaria desta Assembleia Legislativa. É muito honroso esse papel, é o segundo cargo mais importante da Casa. O PSDB com muito orgulho ocupa esse cargo em meu nome, quero agradecer primeiro à bancada do PSDB, e a todos os senhores e senhoras deputados. Muito obrigada pela confiança, vou honrar cada voto que recebi aqui", ressaltou.
“Agradeço em especial ao deputado Coronel David [PL] que, num momento de entendimento, soube recuar para que a gente pudesse fazer o consenso. E agradeço a articulação do presidente Gerson Claro, junto ao decano Londres Machado [PP], para eleger uma mesa de consenso, que é uma coisa difícil de acontecer, os 24 votos, unanimidade para todos os membros é uma vitória para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, para o Estado de Mato Grosso do Sul, vou honrar cada voto que tive hoje e queria desabafar, eu só tenho cara feia, mas meu coração é grande”, ressaltou o deputo e 1º secretário da ALEMS reeleito, Paulo Corrêa.
O vice-presidente reeleito, deputado Renato Câmara (MDB), destacou a importância do debate para o Parlamento. “Aqui nós temos um retrato da população sul-mato-grossense, ter esse entendimento do debate, saber até onde você pode ir, até onde você precisa atuar é muito importante, porque você mantem uma harmonia de convívio, de debate salutar, produtivo, e faz com que as pautas avancem, porque quando você tem uma divergência instransponível, os projetos acabam ficando parados e quem perde com isso é Mato Grosso do Sul”, concluiu.
A deputada Mara Caseiro (PSDB), única mulher a integrar a Mesa Diretora, no cargo de 3ª vice-presidente. “Estar novamente participando da Mesa Diretora, juntamente com o Gerson [Gerson Claro] e o Paulo [Paulo Corrêa]. O Gerson tem sido um grande líder que democratizou, abriu a Assembleia Legislativa, dando oportunidade para nós, deputados, melhorarmos o nosso mandato, as audiências públicas, ouvindo as pessoas, e o que ficou muito claro é, que, independente das diferenças ideológicas, a Assembleia foi um grande exemplo democrático, aprovando essa chapa por unanimidade”, considerou.
“Estamos no caminho certo, nesses dois anos percebemos um ambiente favorável para receber o cidadão, e, levando também ao cidadão todas as informações que como funciona o Poder Legislativo. Eu acredito que contribuiu para esse resultado de unanimidade da votação de hoje, que é a primeira vez que acontece. É continuar trabalhando, melhorando cada dia mais, ouvindo as pessoas, e trazendo as propostas que trazem a formação das vidas das pessoas dos municípios. Me sinto bastante representativa em função de ser a única mulher da Mesa Diretora. Também destaco o trabalho das deputadas estaduais que trabalham e a importância da democracia dentro da Casa, garantindo o direito de homens e mulheres trabalharem e de uma sociedade mais justa e que não se discrimina”, definiu a 3ª vice-presidente da Casa de Leis, Mara Caseiro.
Mín. 23° Máx. 36°