Homem de 57 anos, residente em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, a 346 quilômetros de Campo Grande, protagonizou um fato no mínimo inusitado. Durante um café da manhã, ocorrido no assentamento Romero Cue, ele sofreu um engasgo e engoliu a própria dentadura.
O irmão da vítima disse em uma entrevista à Rádio Monumental 1080 AM que o caso aconteceu no dia 26 de janeiro. A prótese ficou alojada no esôfago e ele começou a sentir desconfortos, até a quarta-feira (29), quando foi levado ao hospital de Pedro Juan Caballero.
Diante da gravidade do caso, o fronteiriço, que é trabalhador rural, foi transferido para o Hospital Nacional de Assunção, onde passou por cirurgia nesta sexta-feira (31).
Segundo informações do diretor da unidade hospital de Pedro Juan, Pablo Ayala, a transferência aconteceu em virtude da necessidade de instrumentos mais avançados para a cirurgia e também de profissionais especializados.
Ainda de acordo com médico, esses tipos de casos, embora raros, geralmente ocorrem em pessoas idosas ou com dificuldades de mastigação”.
“É fundamental agir rápido, pois a obstrução das vias aéreas pode colocar a vida do paciente em risco”, explica o diretor do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero.
Mín. 21° Máx. 35°