Na quarta-feira (20 de fevereiro), a Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a doação de um acervo de jornais que estava na Biblioteca Municipal Rita de Lima à UEMS campus Jardim, mais especificamente ao Grupo de Documentação Geo-histórica do Sudoeste de Mato Grosso do Sul.
O professor Tiago Satim, responsável pelo projeto Arquivo Vivo, recebeu o material e, agradecido, explicou que além da salvaguarda, o material passará por um processo de digitalização, para que possa ficar disponível para consultas por meio da internet futuramente.
O objetivo, segundo o professor de Geografia da UEMS Jardim, é garantir a preservação de fontes jornalísticas; subsidiar pesquisas, práticas de ensino e extensão; conscientizar pessoas e instituições a valorizar a história e a cultura regionais.
Desenvolvido na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Jardim, o Projeto “Arquivo Vivo: Acervo Digital de Jornais como Patrimônio Documental na Fronteira”, uma iniciativa do grupo/coletivo “Documentação Geo-histórica do Sudoeste de Mato Grosso do Sul”, coordenado pelo Professor Dr. Tiago Satim Karas, docente do Curso de Geografia da unidade, foi contemplado com recursos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul pela Lei Paulo Gustavo.
Conforme relata o professor Tiago, o Coletivo que abraçou esta iniciativa conta com inúmeros participantes, incluindo docentes, discentes, técnicos da UEMS, além de colaboradores e parceiros da sociedade em geral, ligados à cultura e que se preocupam com a preservação de arquivos bem como aspectos relacionados à geografia e a história da fronteira de Mato Grosso do Sul, Brasil e Paraguai, Região Sudoeste, abrangendo diretamente os municípios de Bela Vista (sede da Rede Belavistense de Jornais), Antônio João, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque e Porto Murtinho.
Mín. 21° Máx. 35°