Programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar garante oportunidade significativa para os produtores da agricultura familiar quitar dívidas vencidas e recuperar o crédito
Oportunidade facilita negociação de dívidas para os agricultores e apoia para que modernizem seus equipamentos e expandam a produção. Foto: Semaf
A partir desta segunda-feira, 24 de fevereiro, agricultores familiares que possuem dívidas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e outras, como cartões e empréstimos nas instituições financeiras, do Crédito de Instalação e também dívidas já inscritas na Dívida Ativa da União (DAU), como impostos, todas com inadimplência superior a 1 ano, poderão renegociar os débitos com até 96% de desconto. Trata-se do programa Desenrola Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), oportunidade significativa para os produtores de Dourados.
O Desenrola Rural vai permitir além do refinanciamento de dívidas com descontos expressivos, a facilitação de acesso ao crédito rural. Com as ações, o Governo Federal visa facilitar a recuperação da situação de adimplência dos agricultores familiares; ampliar o acesso às linhas de financiamento no âmbito do Pronaf; promover a sustentabilidade econômica e o fortalecimento das atividades produtivas da agricultura familiar e ainda estimular a recuperação, pela União, de recursos inscritos na Dívida Ativa da União e de recursos lançados a prejuízo dos Fundos Constitucionais de Financiamento e das instituições financeiras.
Para o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, os agricultores de Dourados que se enquadrem nos critérios contam com uma oportunidade significativa para sair da inadimplência e voltar a ter meios acessíveis para ter crédito no mercado. “O Desenrola Rural pode ser a oportunidade de renegociar suas dívidas, limpar o nome e voltar a ter acesso a crédito para investir em seus negócios”, explica. “É importante que os agricultores interessados procurem suas instituições financeiras para obter mais informações e verificar se são elegíveis para participar do programa”, ressalta.
Pontim destaca ainda que com as ações, o programa permite que os agricultores invistam em suas atividades, modernizem seus equipamentos e expandam a produção. “Essa medida é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar no município e garantir a segurança alimentar da população”, citou.
Os interessados devem acessar o site do Regularize (https://www.regularize.pgfn.gov.br) com seu CPF e selecionar “Consultar Dívida” para selecionar suas opções de pagamento. Se a dívida for do Pronaf, ou outras adquiridas junto aos bancos, o interessado deve procurar sua instituição financeira para regularizar sua situação. Se a dívida for de Crédito de Instalação, o interessado pode ir direto ao Incra para quitar os débitos com desconto. O interessado em aderir ao Programa também pode procurar os sindicatos, associações e entidades representativas para obter auxílio.
Mín. 22° Máx. 41°