Ação deixa as vicinais em boas condições de uso pelos agricultores familiares e, também, para a segurança no transporte dos estudantes da zona rural do município
Estradas rurais de Dourados recebem atenção especial da prefeitura para a operação safra. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) está desenvolvendo uma força-tarefa na zona rural do município no sentido de deixar as estradas vicinais em condições adequadas e seguras de tráfego. A ação, determinada pelo prefeito Marçal Filho, consiste em patrolamento e cascalhamento das vias rurais, diante do início do ano letivo e, também, da necessidade que os produtores têm de estradas boas para o escoamento da produção.
Dourados conta com aproximadamente 1.540 quilômetros de estradas que servem às propriedades rurais e são utilizadas todos os dias pelos agricultores familiares para transportar a produção de hortifrutigranjeiros, derivados de leite e vários outros itens da produção que é comercializada na cidade.
Atualmente, um total de 18 máquinas e 22 trabalhadores atuam na recuperação das estradas rurais, em condições normais de tráfego, apesar das chuvas que têm caído na região. No período de 1 de janeiro a 19 de fevereiro, a força-tarefa da Semop fez a recuperação de 172,4 quilômetros de estradas, em pontos localizados, onde a situação encontrava-se mais crítica.
O serviço de recuperação das estradas vicinais contempla dezenas de propriedades, localizadas na região da fazenda Jararaca e Fazenda Experimental de Ciências Agrárias da UFGD, além, dos Travessões Barreirinho, Celso Beres, João Marques, Shekiná, Zico e Norvino.
Mín. 21° Máx. 37°