Na quarta-feira (12 de março), crianças das escolas municipais Rufina Caldas e Beracy Brunet Barbosa, previamente autorizadas pelos pais, receberam a dose de vitamina A do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, destinado a bebês de 6 meses a crianças de até 4 anos, mais uma ação que visa o desenvolvimento saudável de nossas crianças.
O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído oficialmente por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, cujo objetivo é reduzir e controlar a hipovitaminose A, a mortalidade e morbidade em crianças de 6 a 59 meses de idade.
Evidências científicas referentes ao impacto da suplementação com vitamina A em crianças dessa faixa etária apontam para redução do risco global de morte em 24%, de mortalidade por diarreia em 28% e mortalidade por todas as causas, em crianças HIV positivo, em 45%.
A vitamina A traz uma série de benefícios para as crianças, ajudando a prevenir problemas de visão, além de fortalecer o sistema imunológico, permitindo que o organismo combata infecções de forma mais eficaz. A vitamina A também é vital para o crescimento e desenvolvimento celular, além de contribuir para a saúde da pele.