O município "nasceu" dia 19 de março de 1938, construída sobre o cenário de um dos episódios da Guerra do Paraguai: “A retirada da Laguna”. Seu nome é uma homenagem a José Francisco Lopes, conhecido como Guia Lopes, um dos pioneiros da região. Ao eclodir a guerra, ele se alistou como voluntário no exército brasileiros para guiar as tropas ao Paraguai.
Em 1942, o povoado passou a denominar-se Guia Lopes da Laguna, refletindo a homenagem ao patrono. Seu filho, José Francisco Lopes Filho, foi doador das terras para a fundação do perímetro urbano do Patrimônio.
Guia Lopes é lembrado como um herói local, e virou padroeiro da cidade, São José. A celebração de seu 87º aniversário começou dia 8 de março e vai até sábado. Hoje tem o desfile cívico na Praça Central, às 7h.
Para finalizar, no sábado, tem Startup Day, às 8h, promovido pelo Sebrae-MS, incentivando o empreendedorismo local e 3º Encontro de Motociclistas na Praça dos Ipês, com apresentações das Bandas V12, Puro Malte e DJ Gutti, às 17h.
Mín. 21° Máx. 33°