O prefeito Marcos Trad (PSD) sancionou nesta quarta-feira (3) mais oito projetos aprovados através da Lei do Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande (Prodes). Juntas, as empresas devem injetar mais de R$ 13 milhões na economia da Capital, gerando pelos menos 95 novos empregos diretos, segundo expectativa da Prefeitura.
Aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codecon) e pela Câmara de Vereadores, o prefeito de Campo Grande já sancionou desde 2017 até agora, cerca de 50 projetos que garantem o desenvolvimento econômico da capital e asseguram geração de emprego e renda para a população.
Ao assinar as leis, Trad destacou a importância do Prodes para o desenvolvimento não apenas econômico, mas social, turístico, cultural e tecnológico da cidade.
“Através desses incentivos, aprovados após análise criteriosa de entidades idôneas, estimulamos a transformação de produtos primários e recursos naturais existentes no município. Além disso, criamos oportunidades para a criação e ampliação de micro e pequenas empresas. Empresas ganham visibilidade, levam o nome da cidade ao apresentar bons produtos e bons serviços. Isso fortalece não apenas o setor econômico, mas o turismo, entre outros”, disse, em comunicado publicado pela Prefeitura.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia, Herbert Assunção de Freitas, reforçou o compromisso da atual gestão municipal no sentido de fomentar a economia. “Com essas leis assinados hoje pelo prefeito serão gerados pelo menos 95 empregos diretos. Será um investimento representativo e significante para o crescimento da nossa economia local. Nossa missão na Sedesc é alavancar ainda mais o desenvolvimento de Campo Grande”, disse.
Para o empresário Ricardo Thomazini, que vai instalar sua empresa do segmento de comércio atacadista e transporte rodoviário de produtos de panificação, no Polo Oeste, popularmente conhecido como Indubrasil, na região oeste, os incentivos do Prodes contribuem para que haja o fortalecimento da indústria e, com isso, os empresários possam alavancar seus negócios.
“Apesar do momento econômico delicado que vivemos hoje em todo o País, não podemos perder a esperança de crescimento e, a iniciativa do Prodes nos dá esse amparo para alavancar nossos negócios e trazer prosperidade, gerando mais emprego para a região onde nos instalamos e também nos dá a oportunidade de expandir”, disse Thomanini.
INCENTIVOS
Conceder a doação de terreno para a construção das obras necessárias ao empreendimento; executar, diretamente ou através de terceiros, os serviços de infraestrutura necessários a edificação das obras civis e de vias de acesso; conceder redução ou isenção de taxas, do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza decorrente de obras de construção e IPTU incidente sobre o imóvel; conceder redução de ISSQN sobre a operação (em Casos Especiais); qualificação de mão de obra e seleção via Funsat.
Compete ao Codecon emitir parecer sobre a viabilidade ou não de programas ou projetos; examinar casos de revisão, suspensão ou revogação dos incentivos concedidos pelo Prodes.
Para emitir o parecer, o Codecon é composto de sete representantes de órgãos e entidades do Município; quatro representantes dos empregadores do campo, da indústria, comércio e serviços, sendo um de cada setor, e três representantes dos trabalhadores da indústria, comércio e serviços, sendo um de cada setor.
Durante a cerimônia de assinatura nesta manhã, a presidente da Comissão Permanente da Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo da Câmara Municipal, a vereadora Dharleng Campos (PP) enalteceu a agilidade do Executivo municipal no sentido de viabilizar que novas empresas se instalem ou que as já existentes possam expandir dentro da cidade, promovendo o fomento do desenvolvimento econômico local.
“Quero enaltecer a visão do prefeito que tem colocado essa questão como prioridade, sabendo que cada lei do Prodes assinada beneficia diretamente a nossa população, seja no sentido de abertura de novas vagas de emprego, ou na geração de riqueza para a nossa cidade. Esse trabalho, feito em união pela Câmara e Prefeitura, tem permitido esse momento de prosperidade para Campo Grande”, ponderou Dharleng.
*Correio do Estado
Mín. 22° Máx. 39°