O dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data dedicada à conscientização sobre a prevenção, os sintomas e o tratamento da doença, que têm cura e é ofertado 100% pelo SUS.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do Programa municipal de Tuberculose, em conjunto com a coordenadoria de Atenção Básica em Saúde nas unidades de saúde de Jardim, realizou ao longo do mês de março, diversas ações, sendo uma delas a capacitação “in loco” dos profissionais de saúde do SUS. Desta forma, todas as equipes dos ESFs de Jardim estão capacitadas a identificar sintomas da doença e oferecer o devido acolhimento humanizado aos pacientes.
A coordenadora do programa de combate à Hanseníase e Tuberculose do município, Enfermeira Marcela Santos, explica que pessoas portadoras do vírus HIV, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, usuários de álcool e outras drogas, moradores de rua, privados de liberdade e tabagistas são mais propensas a contrair a tuberculose por terem o sistema imunológico comprometido. “Esses pacientes são o principal grupo de risco, segundo estudos”, explica Marcela.
Os principais sintomas da tuberculose pulmonar são tosse persistente por mais de duas semanas - essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro) -, sudorese noturna (suor), perda de peso sem causa específica e febre ao final da tarde.
Caso a pessoa apresente algum desses sintomas, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação e realização de exames. Caso o diagnóstico seja tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível, por seis meses, sendo de suma importância a adesão até o final do tratamento, para alcançar a cura da doença.
Mín. 20° Máx. 32°