Envolvendo o modo de fazer e pratos inovadores inspirados na Rota Bioceânica — que liga o Brasil ao Chile pela BR-267 — o município de Jardim realiza nesta sexta-feira, 9 de maio, a primeira edição do Festival Gastronômico Rota dos Sabores. O evento acontece a partir das 18h, na Praça Evandro Bazzo, e integra a programação do 79º aniversário da cidade, comemorado em 13 de maio.
Com o apoio da Prefeitura de Jardim, Sebrae/MS e Associação Empresarial de Jardim (AEJAR), o festival une gastronomia, turismo e cultura em uma proposta que busca transformar o município em referência da cozinha regional e da integração latino-americana.
De acordo com Jhersyka da Rosa Cleve, diretora de Turismo do município, o festival é mais do que um evento pontual. “Simboliza o caminho que estamos construindo para que Jardim seja reconhecida como um destino de experiências autênticas, com um turismo que valoriza o que é nosso, respeita o meio ambiente, é vivo, integrado e com identidade”, afirma.
Conexão entre sabores e fronteiras
A proposta é valorizar a diversidade de culturas e ingredientes dos países que compõem a Rota Bioceânica — como Argentina, Paraguai e Chile — por meio da criação de pratos que mesclam técnicas tradicionais e toques contemporâneos. Desde defumados argentinos até marinadas andinas e elementos típicos do cerrado sul-mato-grossense, o cardápio promete surpreender os visitantes.
Segundo Matheus Oliveira, gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, o festival é uma vitrine para o potencial gastronômico de Jardim. “A cidade já se destaca pelas belezas naturais. Agora dá um passo importante para atrair visitantes também pela gastronomia, movimentando a economia local e promovendo inovação entre os empresários”, destaca.
Sabores que contam histórias
Participam do festival 14 empresas locais — entre restaurantes, confeitarias e bares — cada uma com dois pratos: um tradicional da casa e outro inédito, criado especialmente para o evento com ingredientes inspirados nos países vizinhos. O menu inclui desde pratos artesanais, churrascos e petiscos, até doces, pizzas, comida japonesa e bebidas.
Para o chef de cozinha e consultor do Sebrae/MS, Paulo Vasconcellos, o festival também representa um avanço em termos de criatividade e valorização dos insumos locais. “Cada receita foi elaborada com base em pesquisa cultural e tendências contemporâneas, respeitando a identidade dos negócios participantes e estimulando o protagonismo de nossos empreendedores”, explica.
Cultura e música completam a experiência
A programação do festival contará ainda com apresentações musicais regionais e fronteiriças. Estão confirmados os shows de Alan Victor, Thays Rodriguez, Denis Kael, Kauan Ferreira e Banda Puro Malte, que animarão o público ao longo da noite.
Com essa iniciativa, Jardim reforça seu papel estratégico na integração cultural e comercial da Rota Bioceânica, ao mesmo tempo em que celebra seus 79 anos de história com sabor, identidade e hospitalidade.
Mín. 20° Máx. 33°