Diante do aumento expressivo nos casos de síndromes gripais no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Jardim emitiu um alerta à população sobre a importância do uso de máscaras ao procurar atendimento nas unidades de saúde e no Hospital Marechal Rondon. A medida busca conter a disseminação do vírus da influenza, protegendo não apenas os pacientes, mas também os profissionais da linha de frente.
Para reforçar as ações de prevenção, a Secretaria intensificou a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) com um cronograma estendido de atendimento em diversas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). A vacinação segue disponível nesta semana nas seguintes unidades:
Quinta-feira (29/05)
ESF 1 Dr. Reinaldo de Arruda – Vila Parque das Araras
ESF 3 Galton Carvalho Leite – Vila Carolina
Sexta-feira (30/05)
ESF 6 Dr. Carlito Martins – Vila Angélica 2
ESF 2 Dra. Maria de Lourdes dos Reis – Vila Brasil
Todas as unidades estarão atendendo das 13h às 19h. Além disso, no sábado (31/05), uma equipe de vacinação estará presente na Feira Livre, das 17h às 20h, oferecendo imunização para quem ainda não conseguiu se vacinar durante a semana.
A Secretaria ressalta que a vacina contra a gripe é segura, gratuita e fundamental para evitar complicações, internações e óbitos decorrentes da doença. A dose ofertada em 2025 protege contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e tipo B.
A população é orientada a manter os cuidados individuais, incluindo o uso de máscaras em ambientes de atendimento médico, higienização das mãos e evitar aglomerações em caso de sintomas gripais. As ações fazem parte do esforço conjunto do município para reduzir a circulação viral e garantir mais saúde e segurança para todos.
Vacinar é um ato de proteção coletiva. Participe.
Mín. 19° Máx. 34°