De olho no apoio de Bolsonaro, eles fizeram questão de convidar, mas também de comparecerem ao ato. Entretanto, embora tenham ganhado pontos, não devem ser suficientes para emplacarem candidatura sob as asas do ex-presidente.
Reinaldo Azambuja (PSDB) e Nelsinho Trad (PSD) não foram para a Avenida Paulista, mas hoje são os favoritos para carimbarem vaga na chapa que será apoiada por Bolsonaro em Mato Grosso do Sul.
A dupla de bolsonarista mais raiz deve ser engolida pela estratégia do padrinho, de eleger o maior número de senadores no Brasil. É essa a justificativa dada por Bolsonaro para os filiados ao PL aceitarem a filiação de Reinaldo Azambuja.
A ala mais radical é contra a filiação, mas não terá força diante da imposição do ex-presidente. Na última reunião só dos deputados com o ex-presidente, eles foram questionados sobre quem poderia enfrentar Reinaldo e Eduardo Riedel (PSDB). Foram apresentados os nomes de João Henrique Catan (PL) e Marcos Pollon (PL), mas Bolsonaro não deu muita ideia.
Ao ouvir os nomes, disse apenas que Gianni poderia ser a candidata ao Senado, caso Reinaldo não se filiasse para ser o “01” do partido na disputa. Depois disso, se reuniu com Reinaldo e acertou a filiação. O assuntou “Senado” também entrou na pauta, com a promessa de discutir, em conjunto, quem seria o segundo nome na dobradinha com Reinaldo. A escolha passará por Reinaldo, Riedel, Bolsonaro e Tereza Cristina (PP).
Lideranças do partido, como o deputado João Henrique, continuam achando que Bolsonaro elegeria tranquilamente dois senadores em Mato Grosso do Sul. Entretanto, não conseguem explicar porque Bolsonaro está preferindo escolher Reinaldo e não seguidores mais fiéis.
Reinaldo tentou convencer Bolsonaro a aceitar Nelsinho Trad (PSD) no lugar dele para o PL, mas a estratégia não deu certo. Todavia, Nelsinho deve entrar no pacote do grupo político. Na última reunião com deputados do PSDB, Reinaldo disse que, hoje, depois dele, Nelsinho aparece melhor nas pesquisas, o que pode lhe dar a segunda vaga do grupo.
Mín. 21° Máx. 38°