O município de Caracol voltou a ser exemplo de equilíbrio fiscal em Mato Grosso do Sul. Dados divulgados pelo Tesouro Nacional, em levantamento exclusivo realizado pelo MS em Brasília, apontam Caracol entre as 10 cidades do Estado com menor comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL) com gastos de pessoal, somando apenas 38,19%.
Sob a gestão do prefeito Neco Pagliosa (PSDB), Caracol não só cumpre rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como mantém folga orçamentária significativa, tornando-se uma das poucas cidades de MS — e do Brasil — a administrar a máquina pública com “milhões sobrando em caixa”.
O estudo mostrou que das 79 prefeituras sul-mato-grossenses, 58 ficaram abaixo do limite de alerta da LRF (49%), sendo Caracol um dos destaques. Enquanto isso, cidades como Bela Vista (55,48%), Campo Grande (52,99%) e Dourados (52,46%) figuram entre as mais pressionadas pelos gastos com folha de pagamento.
Para o prefeito Neco Pagliosa, o bom desempenho reflete planejamento rigoroso e compromisso com a responsabilidade fiscal. “Sempre pautamos nossa gestão pelo zelo com o dinheiro público. Esse resultado mostra que é possível investir na cidade e manter as contas equilibradas, garantindo recursos para atender as demandas da população com responsabilidade”, afirmou.
O levantamento também evidencia o contraste com realidades preocupantes, como a da capital Campo Grande, que chegou a comprometer 70% de sua RCL com a folha de pessoal em 2021. O controle de Caracol evita riscos de insolvência e libera recursos para obras e políticas públicas prioritárias.
Além de Caracol, municípios como Costa Rica (28,90%), Figueirão (30,15%) e Glória de Dourados (34,03%) lideram o ranking dos melhores índices. Caracol ficou à frente de cidades como Taquarussu, Aparecida do Taboado, Alcinópolis e Anastácio, consolidando-se entre as 10 mais eficientes em gestão de pessoal do Estado.
O cenário reafirma Caracol como exemplo de administração responsável, assegurando não apenas o cumprimento da LRF, mas também o fortalecimento do caixa municipal para investimentos futuros, promovendo mais infraestrutura, serviços e qualidade de vida para os caracolenses.
Mín. 12° Máx. 27°