A 53ª edição da Expobel (Exposição Agropecuária de Bela Vista) foi aberta na manhã desta sexta-feira (18), no Parque de Exposições Rio Apa, com a presença de autoridades estaduais, do Paraguai e lideranças do setor rural.
Durante a cerimônia de abertura, o governador Eduardo Riedel destacou a importância da feira para o agronegócio do Estado e aproveitou para lembrar dos investimentos que estão sendo realizados.
“Trata-se de uma exposição bastante tradicional no Estado, e Bela Vista tem uma importância econômica estratégica para Mato Grosso do Sul, e tem se modernizado, acompanhando o novo ciclo de desenvolvimento. Fizemos hoje uma visita com o prefeito Gabriel a diversas obras em andamento na cidade, e discutimos novas perspectivas de investimentos do Governo do Estado. Já reestruturamos a conexão com Antônio João e vamos avançar na ligação com Caracol e na Estrada da Caeira, cujo projeto já está pronto para receber investimentos. Essas conexões são fundamentais para consolidar o crescimento que já está em curso".
Ainda segundo ele, eventos como a Expobel contribuem para o fortalecimento das cadeias produtivas e para a interiorização do desenvolvimento.
“Bela Vista é um município tradicional, que nos últimos anos tem experimentado o avanço da agricultura. Agora, com a proximidade da Rota Bioceânica, esse desenvolvimento ganha uma nova dimensão. Estamos trabalhando não só na área urbana, mas também na infraestrutura de integração, acrescentou”.
Antes do início, Riedel, acompanhado do prefeito Gabriel, percorreu algumas vias da cidade que estão recebendo asfalto novo e também conheceu a sede da Delegacia de Polícia, que com recursos do Estado, passou por reforma.
O evento, que segue até o dia 27 de julho, deve atrair cerca de 100 mil visitantes, segundo estimativa dos organizadores.
Realizada pelo Sindicato Rural de Bela Vista, a feira integra o calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul e conta com apoio do Governo do Estado. Além de movimentar a economia regional, a Expobel marca as comemorações dos 117 anos do município, celebrado no próximo dia 20.
O prefeito de Bela Vista, Gabriel Gerardo Boccia, também participou da solenidade e agradeceu as bancadas e o Governo do Estado na infraestrutura do município.
“Iniciamos a maior Expobel da nossa história, celebrando também os 117 anos de emancipação política do município.Esta festa é resultado de um esforço coletivo, e seguimos unidos por uma Bela Vista cada vez melhor. Agradeço especialmente ao governador Eduardo Riedel, que reafirmou hoje seu compromisso com o desenvolvimento do interior do Estado. Entregamos a ele o projeto de pavimentação da região da Brisa, um investimento de mais de R$ 14 milhões que vai beneficiar diretamente nossa população”.
O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, aproveitou para comemorar os avanços alcançados na aprovação no Congresso Nacional nesta semana da ratificação das terras de fronteiras da securitização das dívidas rurais e no novo projeto de licenciamento ambiental.
Outro destaque da abertura foi o lançamento do livro “Bela Vista, Princesinha do Apa”, da escritora e pesquisadora Evelin Andino. A obra integra o projeto “Esplendor Cultural de Mato Grosso do Sul” e reúne relatos históricos e literários sobre os municípios do Estado.
A presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Janaína Bonomini Pickler, registrou o expressivo número de parlamentares no evento.
“Agradeço a cada um que se esforçou para estar presente neste momento tão significativo. Sinto-me honrada em ver aqui grande parte da nossa bancada federal e estadual, o que reforça a importância de Bela Vista para Mato Grosso do Sul e para o Brasil. Tivemos vitórias importantes nesta semana, como a aprovação da desburocratização do licenciamento ambiental e da securitização das dívidas rurais, medidas essenciais para a continuidade da nossa atividade”, completou.
Diálogo com os Estados Unidos
Ao falar com a imprensa, Riedel ressaltou o esforço da bancada federal na tentativa de reverter o aumento das exportações aos Estados Unidos.
“É importante lamentar profundamente a politização desse tema. Trata-se de uma questão econômica extremamente séria, não só para Mato Grosso do Sul, mas para todo o Brasil. Já sentimos perdas nas exportações de proteínas animais, como carne bovina e até peixe, e outras podem vir na sequência. Acionamos imediatamente nossa bancada federal, que participará de uma comitiva que representará o Mato Grosso do Sul nos Estados Unidos. Também estamos em diálogo com o vice-presidente Geraldo Alckmin e reforçando essa articulação em Brasília. O caminho é despolitizar o debate e buscar uma solução negociada, com seriedade. Esta tarifa compromete o desenvolvimento do Brasil,e especialmente, de Mato Grosso do Sul”, afirmou.
ExpoBel
A programação da feira inclui shows musicais, leilões de gado, rodeios, palestras técnicas, desfile country, parque de diversões e concurso gastronômico.
Nesta sexta-feira, o show é com a dupla João Gustavo & Murilo. Ao longo da semana se apresentam Marco Antônio & Gabriel (19), Humberto & Ronaldo (20), Rebeca Carvalho (22), Ícaro & Gilmar (23) e Loubet (25). Também está previsto um show infantil no dia 21.
A Expobel ainda promove a tradicional Queima do Alho, concurso culinário que resgata a comida típica das comitivas boiadeiras. Os participantes preparam arroz, macarrão e carne-seca em fogões improvisados, no estilo dos antigos peões.
A feira também envolve diretamente a cidade vizinha de Bella Vista Norte, no Paraguai, que compartilha com Bela Vista a ponte internacional sobre o Rio Apa. A proximidade garante o fluxo de turistas e reforça os laços culturais e comerciais entre os dois países.
Participaram da cerimônia os deputados federais Geraldo Resende, Rodolfo Nogueira, Luiz Ovando e Beto Pereira; os deputados estaduais Gerson Claro, Renato Câmara, Londres Machado, Mara Caseiro, Antônio Vaz e coronel Davi; o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha; e o governador de Amambay, no Paraguai, Juan Silvino Acosta; e o
o intendente (prefeito) , de Bella Vista Norte, Luís Fernando Brites Vilalba.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom
Mín. 6° Máx. 25°