O governador Eduardo Riedel (PSDB) entregou na noite de quarta-feira (23) um relatório de impacto econômico aos senadores Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP), antes da viagem deles aos Estados Unidos.
A reunião foi compartilhada nas redes sociais e aconteceu na governadoria. Na legenda, o governador afirmou ter entregue um relatório técnico com os impactos das medidas propostas pelo governo norte-americano na economia de Mato Grosso do Sul.
No encontro estiveram presentes além dos senadores e governador, o secretário e Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck e o ex-senador Waldemir Moka, agora responsável pelo Escritório de Representações do Governo de MS em Brasília.
Antes do encontro com o governador, Tereza se encontrou com a prefeita Adriane Lopes (PP) na sede da prefeitura da Capital. Na ocasião, foi discutido investimentos para a cidade.
A partir de 1º de agosto, o governo americano começa a taxar em 50% produtos brasileiros. A medida é de extrema preocupação, principalmente ao Centro-Oeste devido às exportações de grãos e carnes.
O encontro dos senadores acontece a partir de 28 de julho com congressistas americanos. A viagem é para criar diálogo entre os dois países em uma tentativa de frear a medida.
A missão foi criada pela Comissão de Relações Exteriores e aprovada pelo Plenário do Senado com o objetivo de fortalecer o diálogo político e econômico de alto nível com o Congresso norte-americano. Tem caráter institucional, suprapartidário e não se propõe a negociar tarifas — atribuição exclusiva do Poder Executivo —, mas a cumprir o papel constitucional do Senado de defesa dos interesses nacionais.
Mín. 17° Máx. 34°