Supressão de árvore condenada, troca de porta e novos equipamentos garantem mais conforto e segurança a pacientes e servidores da Unidade Básica de Saúde de uma das regiões mais populosas de Dourados
Trabalhos são coordenados pela Defesa Civil, contam com apoio da Semsur e do Imam- Fotos: A. Frota
A Prefeitura de Dourados realizou uma série de melhorias na Unidade Básica de Saúde (UBS) Julvis Arruda Matos, localizada no IV Plano. As ações têm como objetivo oferecer mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos pacientes que utilizam diariamente os serviços da unidade, além de beneficiar os moradores da rua Manoel Rasselem, onde a UBS está localizada.
Entre os serviços executados, está a supressão de uma árvore de grande porte da espécie Sibipiruna, já condenada pelo Instituto de Meio Ambiente de Dourados (Imam). A remoção foi feita pela Defesa Civil com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Também foram realizadas podas preventivas em outras árvores no entorno da unidade, com o objetivo de minimizar a queda de folhas que causavam o entupimento das calhas e provocavam infiltrações no interior do prédio em dias de chuva.
Além dos serviços externos, a Prefeitura trocou a antiga porta da unidade, que estava com a estrutura comprometida, por uma nova porta de blindex, promovendo mais segurança e acessibilidade. “Estamos trazendo mais segurança para a região com a supressão da árvore condenada e resolvendo um problema recorrente de infiltração causado pelo entupimento das calhas”, ressaltou o prefeito. “São detalhes que fazem toda a diferença”, destacou Marçal Filho.
A UBS também recebeu recentemente novos equipamentos e itens de apoio, como máquina de lavar calçadas, ventilador, televisão e longarinas para a recepção. A coordenadora da unidade, Ana Carolini Tetilia, afirma que as melhorias têm sido percebidas por pacientes e servidores. “Essas árvores causavam transtornos há anos, e a porta estava totalmente comprometida”, apontou. “A gestão resolveu isso em pouco tempo e ainda trouxe outras melhorias. Os pacientes notam a diferença, e, em nome de todos, só temos a agradecer”, afirmou.
Morador da região, Sócrates de Souza Santos, 45 anos, também aprovou as ações. “Sabemos o risco que uma árvore condenada pode representar em dias de chuva ou vento forte”, argumentou. “Agora, além da segurança, temos uma UBS com atendimento de excelência e estrutura melhor a cada dia”, ressaltou.
Mín. 15° Máx. 28°