Café com a Rede de enfrentamento às mulheres vítimas de violência celebra 19 anos da Lei Maria da Penha e marca início da campanha em Dourados
Divulgação/Assecom
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social promove nesta sexta-feira (08), um café da manhã com a Rede de enfrentamento a mulher vítima de violência. Será a partir das 9 horas, no Centro de Atendimento a Mulher em Situação de Violência Doméstica – Viva Mulher, na Vila Mari.
O evento abre a programação do Agosto Lilás, campanha anual, realizada durante o mês de agosto e que marca o aniversário da Lei Maria da Penha (7 de agosto).
Para a secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, o Café com a Rede de enfrentamento às mulheres vítimas de violência será um momento único para solidificar a política da mulher em Dourados. “Hoje, contamos com um serviço especializado Viva Mulher, com equipe técnica composta por psicóloga e assistente social que atendem a todas as pessoas que chegarem lá”, diz.
Shirley cita também a lei que instituiu em Dourados a Patrulha Maria da Penha. “É uma força que já vem contribuindo no atendimento à mulher vítima de violência, com mais segurança”, considera, mencionando ainda o apoio que a Secretaria dá caso a mulher precise ser abrigada, ou mesmo enviada para outro município ou estado. “Nós fazemos todo o encaminhamento com rapidez, visando a total proteção”, assegura.
A campanha Agosto Lilás busca informar a população sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher, incluindo a física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Além disso, visa divulgar os canais de denúncia, como o Disque 180 e o 190, e promover a conscientização sobre a importância de combater a violência de gênero em todas as suas formas.
Em Dourados, durante todo o mês serão realizadas palestras, como forma de envolver a população e conscientizar para o enfrentamento a violência contra a mulher. As palestras serão ministradas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), nos bairros, distritos e aldeias indígenas.
PALESTRAS
As palestras deste mês, com o tema “prevenção a violência doméstica” seguem o cronograma:
Dia 20, 8h, Cras Canaã
Dia 20, 9h, Escola Pai Chiquito, Vila Vargas
Dia 21, 9h, Cras Vila Vargas
Dia 21, 8h, Cras Cachoeirinha
Dia 27, 8h, Cras Indígena
Dia 28, 8h, Cras Parque do Lago
Dia 28, 8h, Cras Jóquei Clube
Mín. 16° Máx. 29°