Jardim sediou, na última semana, a mostra final do Projeto Saúde e Bem Viver, ação inovadora do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada à promoção do cuidado integral em saúde mental. O projeto, realizado pela Fiocruz por meio do ObservaPICS, em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser e com apoio das gestões municipais, destacou o papel das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no fortalecimento do autocuidado e na qualificação do atendimento nos territórios.
A cerimônia de encerramento contou com a presença do secretário municipal de Saúde de Jardim, Jorge Cafure Júnior, que ressaltou a importância da capacitação contínua para melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Participaram também Maria de Louds Oshiro, coordenadora pedagógica do curso; Patrícia Meccotti Domingos, referência estadual das PICS; Renata Vaz, coordenadora de articulação territorial; e Cristina Araujo Pezzini, secretária municipal de Saúde de Caracol.
As tutoras Tatiana Moura Coelho Pinheiro e Desly Lidiani Ledesma conduziram a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos, que trouxeram soluções criativas e práticas aplicadas na rotina da Atenção Primária.
Ao final, 41 profissionais receberam seus certificados, levando consigo não apenas novos conhecimentos, mas também o compromisso de promover um SUS mais humanizado e acolhedor. A mostra simbolizou a união entre ciência, sensibilidade e protagonismo coletivo para fortalecer as redes de cuidado em saúde mental.
Mín. 10° Máx. 27°