O talento, a sensibilidade e a dedicação das mulheres voltadas à carreira musical foram reconhecidas na noite desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A entrega da Medalha e do Diploma de Honra ao Mérito Helena Meirelles foi proposta pelo deputado Caravina (PSDB), autor da Resolução 10/2024 que criou as honrarias para reconhecer as musicistas de diversos segmentos.
Em alusão à Helena Pereira da Silva Meirelles, cantora, compositora e violeira, símbolo da música sul-mato-grossense, conhecida como Dama da Viola, a Medalha e o Diploma foram entregues a 28 homenageadas, em noite regada a boa música no Plenário Júlio Maia.
Em nome do Parlamento, Caravina agradeceu a presença de todos e ressaltou que é uma justa homenagem a uma mulher autodidata, semianalfabeta, que levou o nome de Mato Grosso do Sul ao âmbito internacional. “Ela enfrentou grandes desafios e foi precursora, venceu preconceitos, ela abriu espaços para as mulheres hoje estarem onde quiserem com coragem. E aqui é uma Casa com assuntos sérios, como deve ser, mas também é a Casa do Povo e tem que receber o povo, como hoje, em uma noite leve, cheia de vida, reconhecendo essas mulheres que brilham. A música é plural, viva. Quando uma mulher sobe no palco ela inspira meninas e as honrarias são uma forma de dizer que o Estado inteiro se orgulha de vocês”, destacou o deputado Caravina.
A música é capaz de unir culturas, inspirar gerações e emocionar corações. A noite solene iniciou com a apresentação da Orquesta Indígena de Mato Grosso do Sul, que apresentou um pouco da “Arapy Aguasu – Sinfonia entre Dois Mundos”, obra colaborativa entre os maestros Eduardo Martinelli (Brasil) e Norberto Cruz (Portugal), que será levada em turnê internacional por Portugal e Espanha no fim de agosto e início de setembro. A Orquestra também foi homenageada.
O maestro Martinelli, presente ao evento, disse que a turnê será uma oportunidade única para jovens indígenas mostrarem sua cultura e talento ao mundo. Ele enfatizou que a turnê representa um marco na trajetória da orquestra e um reconhecimento do valor da música tradicional indígena.
Na sequência, a instrumentista Laís Fujiyama, que também recebeu as honrarias, tocou seu violão. Em entrevista à TV ALEMS, Laís ressaltou que sua profissão com a música promove a emoção, a diversão e o diálogo. “Tudo que a música me ofereceu eu pude compartilhar com as pessoas. Ser instrumentista é transcender com a arte, deixar o instrumento falar”, ressaltou. Em nome dos homenageados, Laís rememorou Mayara Amaral, instrumentista vítima de feminicídio e enalteceu a força das artistas.
As demais homenageadas foram: Bianca Danzi, Cássia Valéria Escobar, Ellen Pessoa e Jaqueline Castro (Dupla), Géssica Mendes, Julia Neves, Kamilly Martins, Kézia Karina Gomes De Miranda, Larissa Fidelis, Mariana Morais, Letícia Dos Santos Silva, Maria Aparecida Mariano Da Silva, Maria Izabel De Paula Lopes, Mariana Otero, Miska Thomé, Nathalia Eberhardt Ziolkowski (Nathalia Ziê), Núbia Rocha, Pollyana Martins Souza, Sandra Rosa, Sara Elizabeth Chaves Santana, Vanessa Patricia De Araújo, Virginia Martins De Souza, Kenia Ribeiro Zeferino, Natalia Elizabeth Cabrera Iturbe, Mirian Suzuki, Alecsandra Leite Pereira Harper, Ana Cabral e Simone Vieira Carvalho Gomes.
A deputada Lia Nogueira (PSDB) também se fez presente durante a sessão solene. “A história de MS se contrasta com a história de Helena Meirelles, por isso quero parabenizar o deputado Caravina por fazer essa honraria tão importante, ainda mais no Agosto Lilás, em que falamos da força e da coragem das mulheres”, ressaltou Lia Nogueira.
O presidente da Associação Cultural dos Violeiros e Violeiras de MS, Anderson Alvarenga, disse que o local oferece aulas gratuitas de viola caipira e que dos 13 alunos que estão com o curso em andamento, 12 são mulheres, ressaltando a habilidade feminina com a música. Também compôs a mesa da solenidade o prefeito de Anaurilândia, Rafael Mamoto. Ao final, a dupla Ellen e Jaqueline e as músicas Poliana Martins e Mariana Otero também se apresentaram. Reveja a sessão solene completa por este link.
Mín. 13° Máx. 30°