A cidade de Jardim sediou na última sexta-feira (22) a abertura oficial dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2025, na modalidade futsal – 3ª divisão, categoria 15 a 17 anos. O evento é promovido pela Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura (SETESC) e pela Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Cidadania.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Thiago Alves Monteiro, representando o prefeito Juliano Miranda Guga, da presidente da Câmara Municipal, Tereza Aparecida Ribeiro Moreira Ortiz, vereadores, secretários municipais e do diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nuñez, além da coordenadora dos Jogos Escolares da Juventude, Carina Pereira Quaini, e do diretor de Esportes de Jardim, Nilton César Oviedo Dutra.
Um dos momentos mais marcantes da noite foi a homenagem a atletas que escreveram a história do futsal de Jardim. Foram lembrados nomes como Professor Serginho, Lucas, Pitty, Marquinhos Beiço, Nicola, Carlinhos Grubert, Toninho Catuaba, Pedrinho Paraguai, Professor José Carlos (preparador físico) e o radialista Osvaldo Freitas, que receberam troféus simbólicos em reconhecimento ao tetracampeonato conquistado na Copa Morena, feito que projetou o município no cenário estadual e nacional da modalidade.
A celebração também reuniu a nova geração do esporte, com a participação de crianças da escolinha de futsal da Prefeitura de Jardim, categoria 9/10 anos.
A cerimônia teve ainda a execução dos hinos de Mato Grosso do Sul e de Jardim, a exibição de um vídeo em tributo aos ex-atletas campeões e o juramento do atleta, conduzido por Luis Carlos Braga Lima Lucas. Em seguida, os ex-atletas entregaram o fogo simbólico ao estudante Kauã César Hipólito Pereira, do 2º ano da Escola Coronel Pedro José Rufino, que acendeu a pira olímpica, oficializando a abertura da competição.
Representando o prefeito, o vice-prefeito Thiago Monteiro destacou o valor do esporte como ferramenta de integração social.
“É uma honra para Jardim sediar mais um grande evento em parceria com o Governo do Estado. Os Jogos Escolares da Juventude representam muito mais do que competição: são oportunidades de aprendizado, disciplina e amizade”, afirmou.
Nesta edição, 33 municípios participam da disputa, reunindo centenas de jovens atletas que representam o futuro do esporte sul-mato-grossense.
Mín. 11° Máx. 20°