A Diocese de Jardim (MS) tem um novo bispo. O Papa Leão XIV nomeou, na última sexta-feira (22), o frei Pedro Cesario Palma, de 63 anos, atual pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Umuarama (PR). A escolha encerra um período de quase oito meses em que a diocese estava sem liderança episcopal, desde a transferência de Dom João Gilberto de Moura para a Diocese de Lins (SP), em dezembro do ano passado.
Natural de Lavrinha, distrito de Pinhalão (PR), Frei Pedro possui longa trajetória religiosa e acadêmica. Ingressou no seminário em 1977, professou os votos perpétuos em 1991 e foi ordenado padre no ano seguinte. Atuou como missionário, formador, pároco e ocupou cargos de liderança na Província dos Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina, chegando a ser ministro provincial em duas ocasiões. É mestre em Teologia Fundamental pela Universidade Gregoriana de Roma, pós-graduado em Filosofia pela PUC-Minas e também formado em Jornalismo.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou a nomeação em mensagem oficial, destacando a missão pastoral do novo bispo. “Receba, como futuro membro desta Conferência Episcopal, nossos cumprimentos fraternos pela missão recebida, rogando a Deus que o conduza e inspire a realizar, com zelo pastoral e serviço amoroso, o encargo ora confiado”, registrou a nota.
A Diocese de Umuarama, por sua vez, agradeceu o trabalho do frei ao longo dos anos e desejou êxito em sua nova missão. “Expressamos profunda gratidão por tudo o que realizou entre nós e imploramos a Deus graças para o bom êxito de sua nova missão”, diz o comunicado.
Criada em 1981 pelo Papa João Paulo II, a Diocese de Jardim está vinculada à Arquidiocese de Campo Grande e tem como padroeira Nossa Senhora de Fátima. Com sede na Catedral que leva o nome da santa, abrange quase 70 mil km² e reúne 13 paróquias. Desde a sua criação, já foi conduzida por quatro bispos.
Com a chegada de Frei Pedro Cesario Palma, a expectativa é de que a diocese retome suas atividades pastorais com novo vigor. O religioso assume oficialmente nos próximos meses, após cerimônia de posse que deve reunir fiéis de toda a região.
Mín. 11° Máx. 15°