Com esse último passo, o prefeito Marçal Filho conseguiu solucionar em pouco mais de 8 meses de governo o que a gestão anterior demorou anos sem conseguir avançar e retomar os voos comerciais em Dourados
Jato Airbus A319 da Latam Airlines aterrissa em Dourados às 8h40 de segunda-feira inaugurando a retomada dos voos comerciais no Aeroporto Regional depois de mais de 4 anos. Foto: A. Frota
A Latam Airlines aterrissa o Airbus A319, com capacidade para 144 passageiros, na segunda-feira (8), às 8h40, em Dourados, com a garantia de segurança máxima para a retomada dos voos comerciais no município. Isso porque a Prefeitura de Dourados atendeu todas as exigências e normas técnicas para a operação comercial, tanto que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou nesta semana a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira.
Com esse último passo, o prefeito Marçal Filho conseguiu solucionar em pouco mais de 8 meses de governo o que a gestão anterior demorou anos sem conseguir avançar e retomar os voos comerciais em Dourados. “Nossa equipe trabalhou muito bem nesta questão do Aeroporto Regional desde a primeira semana do mandato, fazendo as adequações necessárias, solucionando questões burocráticas, garantindo infraestruturas importantes e, sobretudo, fazendo interlocução com autoridades do Ministério dos Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero)”, pontua o prefeito.
A missão do prefeito Marçal Filho de recolocar Dourados na rota dos voos comerciais termina na segunda-feira, quando o jato da Latam Airlines, que decola do Aeroporto Internacional de Guarulhos, aterrissar no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira trazendo os passageiros do primeiro voo. O próprio Marçal Filho estará a bordo da aeronave, depois de uma verdadeira odisséia, já que no domingo acontece o Desfile Cívico de 7 de Setembro, com a presença do prefeito, e no período da tarde ele viaja para Campo Grande onde embarca para São Paulo e, logo em seguida, embarca do jato da Latam para o primeiro voo com destino a Dourados.
Ao chegar em Dourados, acompanhado por outros douradenses que seguirão a São Paulo para pousar no primeiro voo da Latam, o prefeito Marçal Filho conduzirá uma solenidade informal no saguão do Aeroporto Regional ao lado de autoridades locais e estaduais. Na sequência, o prefeito e representantes da Latam atenderão a imprensa. “O momento é de comemoração, já que estamos recolocando nossa cidade no mapa da aviação comercial, ligando Dourados aos principais destinos nacionais e internacionais, mas não iremos fazer festa para celebrar essa conquista marcante, apenas iremos comemorar e seguir trabalhando para construir uma cidade cada vez melhor para todos”, enfatiza o prefeito.
SALA RÁDIO
A Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo também está aprovada Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), órgão subordinada ao Departamento de. Controle do Espaço Aéreo (Decea). A unidade é responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul, parte do Sudeste e parte do Centro-Oeste. O Cindacta II realiza serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.
Sediado na cidade de Curitiba, Paraná, o Cindacta é um elo permanente do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Sisceab) e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra). Atualmente é responsável pela Região de Informação de Voo (FIR) sobrejacente aos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.
Mín. 14° Máx. 20°