Momento emocionou participantes, estudantes da Escola Agustinho, comunidade escolar e marcou encerramento da Hora Cívica nas escolas municipais de Dourados em celebração à Semana da Pátria
Hora Cívica marcou encerramento das ações nas escolas e emocionou os presentes com apresentação do Educart, realizado na Escola Municipal Agustinho- Fotos: A. Frota
O prefeito Marçal Filho encerrou na manhã desta sexta-feira (5) as atividades de Hora Cívica nas escolas municipais de Dourados e, reforçou o convite para que a população participe do desfile de 7 setembro, a partir das 8h, na Avenida Marcelino Pires, com o palanque de autoridades civis e militares instalado na Praça Antônio João. A última ação ocorreu na Escola Municipal Indígena Agustinho e contou com apresentações do projeto Educart e da banda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
Durante a ação, estudantes emocionaram o público com apresentação de dança. Foi feita ainda a entrega de uma bandeira do Brasil à escola, como símbolo de civismo e patriotismo. As atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Educação marcaram a celebração da Semana da Pátria, que será encerrada neste domingo com o Desfile Cívico de 7 de Setembro.
O prefeito Marçal Filho enalteceu a apresentação realizada pelos alunos e, destacou a importância de manter projetos como o Educart, durante o contraturno dos alunos, na Rede Municipal de Ensino (Reme). “Foi uma apresentação, uma coreografia maravilhosa, parabéns a todos os envolvidos e isso mostra como é significativo mantermos as atividades do Educart, que fazem com que esses alunos evoluam cada vez mais e estejam aprendendo coisas boas, no período que não estão na sala de aula”, ponderou.
O sentimento de civismo que a Semana da Pátria resgata também foi destacado pelo prefeito Marçal Filho, que aproveitou o momento para recordar que tem trabalhado pela cidade em vários aspectos. “A gente sente o sentimento de ‘brasilidade’ aqui e o que buscamos em Dourados é trabalhar por todos, tratar todas as escolas e regiões de forma igualitária levando serviços tanto a área urbana, como na Reserva Indígena, na área rural”, citou.
Na oportunidade, o convite para o 7 de Setembro, que contará com a participação de todas as escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, além de instituições e inteidades foi reforçado. A expectativa é um grande evento que terá como tema “Independência para Cuidar com Amor e Trabalho”.
O secretário de Educação, Nilson Francisco da Silva, destacou o trabalho constante da administração municipal com foco em qualidade nas escolas. “Esse grande dia nos faz relembrar que não podemos perder a capacidade de sonhar e que todos temos a capacidade de fazer o melhor a cada dia e é isso que temos buscado nessa gestão, fazer o melhor pela Educação de Dourados todos os dias”, destacou.
A diretora da Escola Municipal Indígena Agustinho agradeceu as belíssimas apresentações do evento e recordou sobre a busca constante de preservar a identidade local. “Todas as ações de hoje mostram que nós somos resistência e Semana da Pátria é valorizar nossa língua, nossos saberes e nossa luta é diária”, disse ao reforçar no discurso “Pátria amada somos nós, na luta, correndo para alcançar o melhor”.
7 DE SETEMBRO
O desfile integra a programação da Semana da Pátria, que começou no dia 1º de setembro com a solenidade de ascendimento da Chama da Pátria. Durante toda a semana, ações de Hora Cívica aconteceram nas escolas municipais. O evento de domingo,7, marca o encerramento destas ações, com a participação de 134 entidades e cerca de 9 mil pessoas desfilando.
Mín. 14° Máx. 20°