Divulgar é parte essencial da programação da Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos. A Lei Estadual 5.410/2019 é de autoria do deputado e vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Renato Câmara (MDB). A tribuna da Casa de Leis recebeu hoje o cirurgião do Aparelho Digestivo, Especialista em Transplante do Fígado e Cirurgia de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares, Gustavo Alves Rapassi, à convite do parlamentar.
Gustavo Rapassi destacou a necessidade de aumentar o número de transplantes em Mato Grosso do Sul por meio da mobilização. “Falar sobre o assunto é necessário, obrigada pela oportunidade de poder abordar essa causa tão sensível à população de Mato Grosso do Sul. Aqui no Estado, o transplante ainda engatinha, temos uma estimativa de 170 transplantes anuais de rim e 70 de fígado, e estamos hoje um pouco distantes desta meta. Esse tema é muito sensível por não haver a cultura do transplante no Estado”, revelou o especialista.
O médico explicou que a recusa familiar à doação precisa diminuir em Mato Grosso do Sul. “Em outros estados o número de recusa são inferiores a 30%, aqui atinge 60%. Temos aqui no Hospital Adventista um ano e dois meses de atividade, expectativa e também acreditamos na subnotificação, principalmente em relação ao transplante de rim, por não atingimos os 30 casos ao ano, em uma população em diálise que ultrapassa os 2 mil pacientes, muitos deles que tendo que se deslocar, com mortalidade que chega a 20%”, informou Gustavo Alves Rapassi.
“Agradeço o empenho do deputado Renato Câmara nesta semana importante em que lembramos o quanto é essencial o transplante, conto com a apoio dos demais parlamentares. O Estado tem muito a melhorar nesse sentido que o paciente tenha acesso ao transplantes, há um elevado número de doadores que tem sido disponibilizados e não aproveitados pela falta de paciente em fila. Uma das questões simples seria a divulgação de transplante de fígado e rim que acontece no Hospital Adventista”, concluiu.
O deputado Renato Câmara (MDB) parabenizou o trabalho desenvolvido pelo médico e equipe que atua junto ao transplante. “Parabéns ao trabalho, toda equipe e envolvidos, pessoas como você tem feito a diferença em nosso Estado, nós que estamos na Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos, esse é um trabalho expressivo”, exaltou o parlamentar.
Mín. 17° Máx. 34°